Escolas brasileiras começam a adotar em seus currículos
escolares o livro de Élcio Mário Pinto, escritor e colunista do ROL
A Secretaria de Educação de Taperoá/PB adotará os livros do escritor Élcio Mário Pinto para seu projeto anual, cujo tema é Meio Ambiente.
Começando pela água, o livro escolhido é ‘A Mata de Al’.
A cidade conta com quatro escolas urbanas, uma creche e 11 escolas rurais.
Segundo a secretária de educação, Flaviana da Silva: “Trabalharemos inicialmente com os seis pássaos do projeto da ave-símbolo, pois queremos ter uma ave-símbolo das nossas escolas municipais até o dia do Meio Ambiente (05/06)”.
Em 2015 o escritor lançou seis livros em homenagem às cidades de Santa Catarina que tinham aves-símbolos e mais a cidade de Morretes, no Paraná. Apesar do pássaro gaturamo-verdadeiro não ser a ave-símbolo da cidade, Élcio optou por incluir a cidade no calendário da 1ª Caravana Literária.
Os livros são contos-fábulas e têm entrevistas com escritores e especialistas no assunto, além de informações sobre as respectivas aves e, ao final, apresentação dos quatro projetos literários elaborados pelo escritor: “Minha Casa tem Asas” (ave-símbolo das casas); “Vota Asas, Escola!” (ave-símbolo das escolas); “Ave-Símbolo da Cidade!” e “Aves Fabulosas do Brasil”
A 2ª Caravana Literária será realizada em setembro/2017, em Taperoá/PB, cidade do escritor Ariano Suassuna, patrono do escritor Élcio Mário Pinto na Academia Votorantinense de Letras, Artes e História (Cadeira nº 36).
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.