Com curadoria de Walton Hoffmann e Marcelo Vasconcellos, exposição discute consumo, religião e vícios
Entre os dias 5 e 19 de março, a galeria paulistana Gabinete D recebe a exposição individual “Paixão & Compulsão”, do artista Alê Jordão. Com curadoria de Walton Hoffman e Marcelo Vasconcellos, esta exposição reúne doze obras, entre fotografias e objetos inéditos produzidos pelo artista entre 2008 e 2015, que discutem o consumismo exacerbado. “O poder, a sedução, a conquista, o vício, a religião, o consumo, pontos discutidos na arte contemporânea, estarão presentes nesta mostra. Alguns temas aparecem de forma mais implícita, introspectiva, outros surgem de forma debochada. Em alguns casos, estes assuntos são tratados quase que explicitando o tema”, explica o curador Walton Hoffmann.
Para Alê Jordão, esta é uma questão presente em toda sua trajetória. São famosos, por exemplo, suas esculturas em neon que resignificam logotipos famosos. “De certa forma, os desdobramentos da arte pop parecem ter desembocado num despudorado e voraz circuito consumista, em que valores celebrados eras atrás sucumbem a uma mescla de compulsão, acúmulo, obsessão e poder dificilmente imaginados. Como artista contemporâneo, cabe a Jordão apresentar esse estado de coisas de forma não ingênua, mas sem perder a poética”, contextualiza Mario Gioia, que assina os textos desta exposição. “A obra do artista é muito rica e tem vários afluentes. O que fizemos desta vez foi uma imersão em sua obra e fizemos este recorte a partir da temática”, finalizam os curadores, que também assinaram a exposição “Spectrum”, exibida pelo Alê Jordão na Casa Electrolux recentemente.
Obra Sneakers, parte da exposição “Paixão & Compulsão”, do artista Alê Jordão na galeria Gabinete D
Sobre Alê Jordão
Nasceu e mora em São Paulo. Estudou na FAAP na segunda metade dos Anos 90 e na Domus (Milão). Inicia sua vida artística profissional em 2001 e ao longo da carreira vem definindo um corpo de trabalho potente e complexo, material e conceitualmente. É criador do The Wall Ride Project, projeto que leva arte para espaços públicos de São Paulo, participou, em 2014, de importantes feiras de arte e design brasileiras, como a IDA Rio e a Made, em São Paulo. Em 2014, também expôs “Desapego-Trash Away”, em Munique, e participou de coletivas em Milão. Em fevereiro de 2015, realizou a exposição “Spectrum” na Casa Electrolux.
“Paixão & Compulsão”, por Alê Jordão @ Galeria Gabinete D
Abertura: 5 de março, quinta-feira, às 18h
Período expositivo: de 6 de janeiro a 19 de março
Endereço: Rua Estados Unidos, 273 – Jardim Paulista
Mais informações: www.gabineted.com.br
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.