novembro 22, 2024
Cansaço
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Últimas Notícias
Cansaço A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira

Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, dia 14 no Museu Paulo Setúbal

image_pdfimage_print

MUSEU RECEBE APRESENTAÇÃO DO
GRUPO DE PERFORMANCE HISTÓRICA DO CONSERVATÓRIO

 

O Museu Histórico Paulo Setúbal, equipamento cultural da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí, recebe na próxima quarta-feira, dia 14 de junho, às 19h30, a apresentação do Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, sob a coordenação de Selma Marino.

 

A apresentação está integrada a parceria feita no início de 2017 entre a Prefeitura Municipal de Tatuí e o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”. O objetivo é apresentar o trabalho artístico pedagógico realizado pela instituição musical em diversos equipamentos culturais, educacionais e sociais com foco na apresentação de seus agrupamentos.

 

O Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí iniciou suas atividades no ano de 2009 e tem por objetivo a interpretação e a divulgação do repertório dos séculos XVI ao XVIII. É formado por professores e alunos bolsistas de nível avançado e conta também com a participação de músicos convidados, conforme o programa a ser apresentado. Dentre seus objetivos está o de resgatar e transmitir não apenas a música, mas a própria visão de mundo do Renascimento e do Barroco. Para tal, o Grupo de Performance Histórica busca a maneira mais aproximada ao ideal sonoro da época e utiliza, em suas apresentações, réplicas dos instrumentos utilizados naqueles períodos.

 

Selma Marino – Iniciou seus estudos musicais em São Paulo, estudou flauta doce com as professoras Cléa Galhano na Pró-Música – Escola de Arte e com Terezinha Saghaard, na Escola Municipal de Música.      Formada em flauta doce pelo Conservatório de Tatuí, no qual estudou com os professores Bernardo Toledo Piza e William Takahashi, completou sua formação recebendo a orientação dos flautistas: Ricardo Kanji, Bernardo Toledo Piza, David Castelo e Valéria Bittar.

 

Participou do curso de Cravo, Baixo Contínuo e Música de Câmara, ministrado por Ilton Wjuniski (FR) na Fundação Magda Tagliaferro, em São Paulo; do workshop de Dança Barroca ministrado por Ricardo Barros (BR/UK) no Conservatório de Tatuí e do XXIV Festival de Música de Londrina (PR), frequentando cursos de Flauta Doce e Prática de Música Medieval e Renascentista com o professor Pedro Hasselmann Novaes e Oficina de Ópera Barroca, ministrada por Marília Vargas (BR/CH). Estudou Cravo e Baixo Contínuo no Conservatório de Tatuí com a professora Maria Eugênia Sacco.

 

Atualmente, Selma participa de encontros, mostras e eventos de flauta doce. É licenciada em Educação Artística e pós-graduada em nível de especialização em Metodologia do Ensino da Música. Atualmente está cursando especialização em Música de Câmara. É flautista e coordenadora do Grupo de Performance Histórica, professora de Flauta Doce, Música de Câmara e Prática de Música em Conjunto, no Conservatório de Tatuí, e tutora presencial do curso de Educação Musical – EAD da UFSCar.

 

Foto: Coordenação é da professora Selma Marino.

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo