novembro 21, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

EMEF. Cel. Esmedio, de Porto Feliz, promoveu, no 28 de junho, a 5.ª Gincana de História: um olhar sobre a cidade

image_pdfimage_print

Na 5.ª Gincana de História da EMEF. Coronel Esmédio, de Porto Feliz, 7 equipes inscritas se dispuseram a resolver 15 enigmas referentes a aspectos diversos da cidade

 

Nesta quarta-feira, dia 28 de junho, ocorreu a 5ª Gincana de História da EMEF. Coronel Esmédio, na cidade de Porto Feliz. Sete equipes inscritas se dispuseram a resolver 15 (quinze) enigmas referentes a aspectos diversos da cidade.

Idealizada pelo professor de História Carlos Carvalho Cavalheiro, a Gincana teve como propostas o desenvolvimento do olhar atento, a leitura de mundo, o despertar para a cidadania e o pertencimento, reforçando os laços de identidade dos estudantes com o lugar em que vivem.

As equipes também foram estimuladas a consultar livros sobre a história da cidade, entrevistar pessoas, bem como utilizar de meios tecnológicos como acesso à internet, GPS e outros. No entanto, a construção dos enigmas, realizada pelo professor Carlos Cavalheiro, pressupôs a presença das equipes no lugar. “A base é a leitura do entorno, a leitura crítica do ambiente. A presença dos estudantes nos lugares propostos é essencial para a resolução dos enigmas”, salienta o professor.

  A Gincana surgiu em 2010 por meio de uma proposta de alunos dispostos a ter uma forma diferenciada e significativa de aprendizagem de História. Preocupado com a memória enquanto cimento para a concretização da identidade, o professor Carlos propôs, então, que se fizesse uma gincana com disputa entre equipes para resolução de enigmas. O projeto deu certo e foi repetida nos anos de 2012, 2013 e 2016.

Com apoio da comunidade, a Gincana contou com uma tarefa além da resolução dos enigmas. Os estudantes tiveram que recolher o carimbo de 4 locais para conclusão das tarefas: Biblioteca Municipal / Arquivo Público Municipal; Casa da Cultura; Armazém José Dumont e Academia Força Pura.

De acordo com o idealizador da Gincana, o professor de História Carlos Carvalho Cavalheiro, a Gincana se propõe a criar um novo olhar sobre a cidade, mas também estabelecer as relações com a comunidade e o entorno da escola. “Temos a vantagem de estarmos localizados na região central de Porto Feliz. Por isso, a comunidade e o entorno da escola são ricos em todos os aspectos”, informa o professor.

Foram convidados a participar da Gincana alunos dos 6ºs aos 9ºs anos da EMEF. Coronel Esmédio, os quais fizeram a inscrição antecipada de equipes formadas por 5 (cinco) alunos cada. Acompanhados de um professor da escola, as equipes percorreram diversos pontos da área central da cidade, onde está localizada a escola. O objetivo da atividade é despertar o interesse dos alunos pelas coisas da sua cidade, bem como desenvolver o olhar atento e a leitura crítica do mundo. A Equipe Gestora da escola Coronel Esmédio é composta pela Diretora Michelle Alexandra Alves Pinho, a vice-diretora  Mariana Gomes Genestra Romano e pela coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Selma Morro Correa.

A equipe vencedora da 5ª Gincana de História da EMEF. Coronel Esmédio é composta dos seguintes alunos: Camylli Oliveira Yoshii, Michele Ribeiro Bavati, Samuel Gomes de Toledo Neto, Larissa Eduarda Tirabassi e Marcela Andrade Veronezi Cavalheiro. A equipe foi acompanhada pelos professores Andressa Regina Fernandes Freire e Rafael do Carmo Diniz.

  

  

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo