setembro 20, 2024
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba
Exposição de Artes Janelas do Brasil
Homenagem ao concurso Miss Brasil
O luar e o amor
Aldravia (3)
Em toda estação há solidão
Penso em ti e logo te quero
Últimas Notícias
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba Exposição de Artes Janelas do Brasil Homenagem ao concurso Miss Brasil O luar e o amor Aldravia (3) Em toda estação há solidão Penso em ti e logo te quero

Programa Futuro Cientista em Capão Bonito

Capão Bonito recebeu Escola Preparatória do Programa Futuro Cientista

 

EPFC – O Programa Futuro Cientista (PFC), do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizou no dia 26/06, no Centro Pedagógico, Cultural e Esportivo “Paulo Freire”, a Escola Preparatória para Futuros Cientistas (EPFC).

O evento, que acontece anualmente, tem como objetivo principal apresentar a alunos dos ensinos Fundamental e Médio ferramentas e práticas necessárias para realização de pesquisa e exploração científica, desde a metodologia básica utilizada por cientistas até a rotina dos pesquisadores.

Ao longo da tarde, foram realizadas palestras, desafios e um “show de ciências” para entreter os jovens e, ao mesmo tempo, ensinar princípios da ciência, além de um interessante teste vocacional.

A Escola Preparatória fecha o primeiro semestre do Programa Futuro Cientista, durante o qual os alunos realizaram, uma vez por semana, em suas respectivas escolas, atividades multidisciplinares ligadas às ciências. A próxima etapa é o desenvolvimento, pelos estudantes, de um projeto científico para ser apresentado no “Encontro Regional de Futuros Cientistas”, que acontece no final do ano no Campus Sorocaba da UFSCar.

“A proposta é dar uma chance a esses alunos. Pegá-los pela mão e levá-los até a universidade, uma ‘adoção’ mesmo. Não abrimos mão deles. Nem eu nem ninguém da equipe”, enfatizou o coordenador do PFC, professor Fábio Leite, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) da UFSCar.

Segundo ele, são requisitos para o jovem que quer participar não se envolver com drogas, ter boas notas e bom comportamento. “É distribuído a eles um ‘manual do cientista’, que envolve inclusive questões éticas e de postura”, explicou Leite.

A partir de convênios com prefeituras, o Programa Futuro Cientista tem conseguido se expandir desde seu lançamento, em 2011, a várias cidades da região de Sorocaba.

Participam do PFC jovens de Anhembi, Capão Bonito, Cesário Lange, Iperó, Itapetininga, Pilar do Sul, São Roque e Sorocaba.

O vice-prefeito Célio de Melo representou o prefeito Marco Citadini na abertura da Escola Preparatória e destacou a importância do PFC para Capão Bonito.

“O maior e melhor investimento que podemos fazer é oferecer condições diferenciadas de aprendizagem aos estudantes. O Programa Futuro Cientista é um exemplo de compromisso com a qualidade da educação municipal, que vem superando seus índices a cada ano. Pensamos e executamos ações que vão além das obras. Nos esforçamos para atender às necessidades que de fato enriquecem o repertório educacional e culminam em resultados fantásticos em todas as escolas do município”, afirmou Célio de Melo.

O prof. Alyson B. Pinheiro – professor de Educação Básica II (Ciências) é o coordenador local do Programa Futuro Cientista da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar e foi apontado pelo próprio prof. Fábio Leite como um dos melhores da região.

Tecnologia social –Projeto de extensão da UFSCar, o PFC é uma tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil, de amplo alcance e baixo custo, que visa “adotar cientificamente” o estudante de baixa renda de escola pública ou de unidade de acolhimento institucional (abrigos e antigos orfanatos), com perfil e potencial para empreender e se tornar um cientista, investindo em sua formação básica e lhe preparando para superar as dificuldades e alcançar seus objetivos.

“Encontrar futuros talentos para a ciência é o que move o PFC, que promove diversas atividades complementares ao ensino regular e acompanha de perto cada jovem em sua trajetória estudantil, promovendo a alfabetização científica”, destaca o coordenador.

Participam do programa alunos de escolas públicas e organizações não-governamentais (ONGs) que estejam cursando do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Mais informações estão no site do Programa Futuro Cientista, em www.futurocientista.net.

Mesma oportunidade – Fábio de Lima Leite queria ser cientista quando cursava o Ensino Fundamental.

Depois de estudar na Unesp e USP o objetivo tornou-se realidade. Alguns anos mais tarde, já como docente do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) do Campus Sorocaba da UFSCar, decidiu proporcionar a estudantes de escolas públicas a mesma oportunidade. É assim que nasce o Programa Futuro Cientista (PFC).

O Programa iniciou as atividades em 2010 com o objetivo de descobrir futuros talentos para a ciência.

Assumindo um caráter essencialmente social, o PFC tem como público alvo estudantes do Ensino Fundamental.

A ideia é colocada em prática por meio de uma rede de pesquisadores que buscam aflorar o espírito científico dos alunos.

O próprio idealizador do projeto explica porque o foco são estudantes tão jovens. “Se eu não tivesse entrado no mundo da ciência ainda no Ensino Fundamental, a chance de estar aqui hoje seria muito pequena”, relata Fábio, ressaltando o perfil necessário para que o aluno desempenhe com qualidade as atividades do Programa. “A criança tem de ser indagadora, criativa e ter um ótimo comportamento. É  um projeto de vida, nós praticamente adotamos o jovem”, destaca.

 

Escola Preparatória para Futuros Cientistas (EPFC) no Centro “Paulo Freire”

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo