‘Farnese – Inquietante Beleza’ segue em exibição até o dia 10 de agosto
A mostra que inaugurou o espaço expositivo da FMA na Sala Giuseppe Verdi, no Museu da Cidade, exibe o trabalho do pintor, escultor, desenhista, gravador e ilustrador Farnese de Andrade
A Secretaria da Cultura, por meio do Museu da Cidade de Salto, promove na terça-feira, dia 8 de agosto, às 19h, um bate-papo com Olívio Tavarez de Araújo, curador da Exposição “Farnese – Inquietante Beleza”. O encontro, realizado em parceria com a Fundação Marcos Amaro, é aberto ao público, e Olívio falará sobre o processo de curadoria para esta exposição.
Farnese – Inquietante Beleza, que exibe um recorte do acervo da Fundação Marcos Amaro, segue aberta para visitação, no Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”, até o dia 10 de agosto, de terça a domingo, das 9h às 17h.
A mostra que inaugurou o espaço expositivo da FMA na Sala Giuseppe Verdi, no Museu da Cidade, exibe o trabalho do pintor, escultor, desenhista, gravador e ilustrador Farnese de Andrade.
Farnese começou a criar obras com materiais descartados, coletados nas praias e nos aterros, ou adquiridos em antiquários, utilizando em suas colagens e assemblages, oratórios, gamelas ex-votos e fotografias antigas. Artista selecionado no Salão Nacional de Arte Moderna de 1970. Com obras inquietantes, Farnese só passou a ter prestígio após sua morte, em 1996.
Fundação Marcos Amaro
A Fundação Marcos Amaro é uma organização cultural privada sem fins lucrativos. Surgiu em 2012 a fim de contribuir para o desenvolvimento das artes visuais no país. Realiza exposições, divulga, apoia e adquire obras de artistas brasileiros e internacionais.
Serviço
Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”
Rua José Galvão, 104, Centro
Bate-papo com Olívio Tavarez de Araújo
Dia 8 de agosto (terça-feira) – às 19h
Exposição – “Farnese – Inquietante Beleza”
Até 10 de agosto – das 9h às 17h
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

