setembro 19, 2024
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba
Exposição de Artes Janelas do Brasil
Homenagem ao concurso Miss Brasil
O luar e o amor
Aldravia (3)
Em toda estação há solidão
Penso em ti e logo te quero
Últimas Notícias
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba Exposição de Artes Janelas do Brasil Homenagem ao concurso Miss Brasil O luar e o amor Aldravia (3) Em toda estação há solidão Penso em ti e logo te quero

Roberto Flores: um paranaense de Centenário do Sul que adotou Sorocaba para disseminar saraus!

 Roberto Flores: “As Artes correm em minhas veias!”

 

“As artes correm em minhas veias!”

Foi com esta expressão que Roberto Flores se referiu à sua paixão pelas Artes e, em especial, pela Literatura!

Em 1987, Roberto Flores, paranaense de Centenário do Sul, lançou seu primeiro livro de contos. E, motivado por ele, resolver promover um sarau, época em que quase não se ouvia falar sobre saraus. A partir daí, ‘pegou  gosto’ e uma vez  por ano promovia um.

Tendo se transferido para Sorocaba, costuma dizer que foi o pioneiro a fazer saraus na região: Sorocaba, Alumínio e Votorantim.

Em junho de 2004, com alguns amigos formou a ACP (Ação Cultural Paideia). Poetas e amantes das artes em geral faziam parte e ele, por algum tempo, continuou com os saraus.

Por vários motivos, porém, os primeiros amigos deixaram de participar, mas ele manteve os ideais de propagar as Letras e as Artes e continuou com os saraus, agora, dois por ano e nos lançamentos de seus livros.

Em 2015, por motivo de trabalho profissional, viajou para a Argentina e contatou o ‘Centro Cultural Fontana Rosa’, onde fez uma exposição de poesias e fotografias, encerrando a mostra com um sarau.  E, nessa exposição, foi convidado por grupo de brasileiro que estudavam medicina a se apresentar num Restaurante famoso: EL Kairo!

Ao voltar para o Brasil, em 2016 decidiu que os saraus seriam a cada dois  meses, não se importando se teria ou não ajuda de qualquer grupo.

Por amor à Literatura e às Artes, resolveu centralizar seu trabalho artístico, levando-o à periferia, em bairros como o Maria Eugenia, Santo André, Guaíba, São Conrado.

Atualmente, os saraus acontecem entre 45 e 60 dias, no ‘Espaço Cultural Duarte’, situado na Rua Antonio São Leandro,  76, antiga Rua 7, no Maria Eugenia.

É um sarau temático e pluricultural, com poesia, música, teatro e dança.  Entre a declamação de um poeta e outro, Roberto sempre discorre sobre a vida de um poeta ou escritor famoso.

No sarau ocorrido no dia 23 de setembro, o tema foi ‘Os amantes da Lua’ e foi contado a vida de Lima Barreto, autor do século XIX e da célebre obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma’.

Participaram do sarau os poetas: Gonçalves Viana e J.C.Freitas (ambos do grupo Coesão Poética de Sorocaba),  Francis Breta, Ronaldo Thomé, Bruno Henrique, Toni Lima, Ana Julia, Erick Siqueira, Dado Carvalho, Ana Maria, na Musica a banda Nhamandu, o cantor Luan Duarte, a bailarina de sapateado Branda Cardoso,  além das artistas plásticas, Ana Duarte e Amanda Flores.

Abaixo, momentos do sarau ‘Os Amantes da Lua’:

 

 

 

 

 

 

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo