outubro 06, 2024
Línguas e linguagens
Meta – Linguagem
Desalento
Averso
Uma linha férrea, um córrego, muita nostalgia
Márcio Castilho lança De Todos os Tons
No Jornal ROL, a alma fluminense de Augusto Damas!
Últimas Notícias
Línguas e linguagens Meta – Linguagem Desalento Averso Uma linha férrea, um córrego, muita nostalgia Márcio Castilho lança De Todos os Tons No Jornal ROL, a alma fluminense de Augusto Damas!

Itapetininga: DRONE LOCALIZA FOCOS DE DENGUE EM ANTIGA FACULDADE

Drone flagra quarteirão inteiro com focos de dengue em faculdade; vídeo

(Reprodução de matéria publicada pela TV Tem)

Equipamento da TV achou entulhos e água parada em possível criadouro.
Prefeitura de Itapetininga diz que vai notificar os donos de outros terrenos.

Do G1 Itapetininga e Região

Terreno equivalente a um quarteirão acumula criadouros da dengue em Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)Terreno equivalente a um quarteirão acumula focos da dengue em Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)

Um drone utilizado pela TV TEM flagrou uma área do tamanho de um quarteirão inteiro de uma faculdade desativada com focos para o mosquito da dengue, na Vila Barth, em Itapetininga (SP). O bairro é o que tem maior número de casos da doença na cidade. O equipamento ainda encontrou duas piscinas descobertas, na região central, e uma caixa d’água destampada na Vila Prado. A prefeitura informou que notificará os responsáveis pelo Clube Atlético Sorocabano de Itapetininga (Casi) e pelo prédio da Faculdade OSE, além de demais áreas identificadas. Os locais podem se tornar possíveis criadouros do Aedes aegypti.

O Executivo ainda ressalta que após a notificação o proprietário do espaço tem 15 dias para realizar a limpeza. Se não for limpo, o dono é notificado novamente e tem o prazo de mais 15 dias. Em caso de reincidência, a pessoa é multada.

A administração municipal também informou que 705 proprietários de terrenos com sujeira ou mato alto já foram notificados até esta quarta-feira (25). Na nota, o órgão disse ainda que 27 terrenos do total notificado já foram multados em R$ 1.279,08 desde o início do ano.

Moradora da zona rural, a doméstica Maria Aparecida Santos afirma que não sabia dos riscos que corria ao passar com a filha de três anos pela Rua Padre Albuquerque, onde fica o Casi. “Eu tenho preocupação com o mosquito, mas onde eu moro não tem dengue. Não deixo nada acumular em casa, é tudo limpinho”, conta.

Alex Sampaio mora na Vila Prado e teme passar próximo ao terreno de uma concessionária de ferrovias, onde uma caixa d’água foi deixada destampada. “Agora dá um pouco de medo, porque os pernilongos ficam rodeando a água”, relata.

Terreno abandonado de antiga faculdade de Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)Terreno de antiga faculdade está abandonado
em Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)

Perto da faculdade
A casa da comerciante Bianca Barbosa é próxima ao terreno abandonado da antiga faculdade que funcionava na Vila Barth. Ela fala que a preocupação é grande para quem vive no entorno. “Dá para ver que a coisa está feia, mas pode ser que ainda piore. Tem bastante lugar para acumular água”, diz.

O estudante Gustavo Moura, que também mora no bairro, reforça o receio de passar pelo local abandonado, já que há muito lixo. “Às vezes eu vejo até ratos passando pela frente”, aponta.

Resposta da prefeitura
A Prefeitura de Itapetininga explicou, por meio de nota, que a Vigilância Epidemiológica tem realizado ações com os agentes de endemias em todos os bairros do município.

Já sobre a caixa d’água dos antigos galpões da América Latina Logística (ALL), a Secretaria de Obras e Serviços informa que enviará equipe ao local, pois a caixa tem um cano que dá vazão à água da chuva e que seria para não acumular água parada.

Piscinas estão abandonadas no clube Casi em Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)Piscinas estão descobertas no clube Casi em Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)
Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo