novembro 22, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Itapetininga: FALTA DE MÉDICOS REVOLTA POPULAÇÃO

image_pdfimage_print

População diz que faltam médicos após fim de contrato emergencial

 Moradores ficaram sem atendimento nas UBSs na manhã desta quarta (1º).
De acordo com a Prefeitura, não há falta de mão de obra nessas unidades.

Do G1 Itapetininga e Região

Depois do encerramento no contrato emergencial, ocorrido no dia 31 de março, Itapetininga (SP) sofre com a falta de médicos para atender aos usuários nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pela cidade. Na manhã desta quarta-feira (1º), moradores não conseguiram marcar consultas em algumas das unidades.

Apesar das reclamações, segundo o Executivo, 27 profissionais foram contratados por meio de concurso público e não há falta de mão de obra na rede. O secretário de Saúde de Itapetininga, Denilson Rodrigues da Silva, informou que os moradores devem procurar o pronto atendimento, caso não sejam recebidos nas UBSs.

Em entrevista à TV TEM, Silva disse que a prefeitura não foi notificada sobre a suspensão de um concurso público que oferecia 10 vagas na área médica após decisão judicial. Ele não informou se a ausência de médidos nas UBSs foi ainda mais prejudicada com esse cancelamento.

Filas se formam por falta de atendimento em UBS de Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)Filas se formaram por falta de atendimento em
UBS de Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)

Dias atrás, a TV TEM mostrou problemas de atendimento na UBS da Vila Rio Branco. Nesta quarta, a reportagem voltou ao local e constatou que apenas um médico atendia na unidade. Muita gente ficou sem consulta.

A dona de casa Joelma Camargo conta que tenta uma consulta para a mãe há dias, mas até agora não teve sucesso. “Sem previsão. Todos os dias passo para perguntar quando que vai voltar o agendamento das consultas. Um absurdo. Como não renova o contrato sem ter médicos contratados?”, questiona.

“Eles falaram para eu vir na semana que vem para ver se realmente um médico vai poder vir”, relata a babá Silva Aparecida de Oliveira. O aposentado Carlos Augusto dos Santos precisa controlar a pressão e não pode ficar sem médico. “Não sei o que fazer, a gente fica apavorado com a situação”, revela.

Acompanhado há 11 anos pelo mesmo médico, o aposentado Roberto Carlos Lima também não sabe como fará para seguir o tratamento de diabetes. “Não tenho condição de pagar sozinho. Nós dependemos das UBSs, se não tiver atendimento, vamos ficar aniquilados”, completa.

Sem médicos, UBSs ficam lotadas em Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM)Sem médicos, UBSs ficam lotadas em Itapetininga nesta quarta-feira (1º) (Foto: Reprodução/TV TEM)
Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo