‘Ascensão’ , o filme que encerra a mostra dia 31, se passa em pleno inverno da Segunda Guerra Mundial, onde um grupo de guerrilheiros russos luta para sobreviver em meio ao frio e aos nazistas
O projeto CineCafé do Sesc Sorocaba apresenta no mês de outubro a ‘Mostra de Filmes Russos’, de 10 a 31 (terças), às 19h, no Teatro da Unidade. Em homenagem ao centenário da revolução russa, serão exibidos filmes russos clássicos e contemporâneos que mostram a importância das produções cinematográficas daquele país. Antes dos longas serão exibidos os Politicurtas, curtas que abordam questões politicas, sociais, ambientais e culturais, com o intuito de provocar reflexões acerca dos modos de pensar e existir no mundo.
“Ascensão” (direção: Larisa Shepitko, URSS, 1976, 111 min.), o filme que encerra a mostra dia 31, se passa em pleno inverno da Segunda Guerra Mundial, onde um grupo de guerrilheiros russos luta para sobreviver em meio ao frio e aos nazistas. Dois soldados são enviados para procurar comida em uma vila próxima, mas são surpreendidos por uma patrulha alemã.
Após as sessões, o cineasta Marcelo Domingues comanda “Cinema em Reflexão”, onde aspectos teóricos e técnicos dos filmes apresentados serão discutidos.
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

