‘Ascensão’ , o filme que encerra a mostra dia 31, se passa em pleno inverno da Segunda Guerra Mundial, onde um grupo de guerrilheiros russos luta para sobreviver em meio ao frio e aos nazistas
O projeto CineCafé do Sesc Sorocaba apresenta no mês de outubro a ‘Mostra de Filmes Russos’, de 10 a 31 (terças), às 19h, no Teatro da Unidade. Em homenagem ao centenário da revolução russa, serão exibidos filmes russos clássicos e contemporâneos que mostram a importância das produções cinematográficas daquele país. Antes dos longas serão exibidos os Politicurtas, curtas que abordam questões politicas, sociais, ambientais e culturais, com o intuito de provocar reflexões acerca dos modos de pensar e existir no mundo.
“Ascensão” (direção: Larisa Shepitko, URSS, 1976, 111 min.), o filme que encerra a mostra dia 31, se passa em pleno inverno da Segunda Guerra Mundial, onde um grupo de guerrilheiros russos luta para sobreviver em meio ao frio e aos nazistas. Dois soldados são enviados para procurar comida em uma vila próxima, mas são surpreendidos por uma patrulha alemã.
Após as sessões, o cineasta Marcelo Domingues comanda “Cinema em Reflexão”, onde aspectos teóricos e técnicos dos filmes apresentados serão discutidos.
- Nhô Juca - 5 de agosto de 2026
- O Som das Cores - 5 de agosto de 2026
- Ancestralidade e Inovação - 5 de agosto de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA; Acadêmico Imortal Fundador da Académie Léon-Gontran Damas des Lettres et Arts de la Guyane française; Fundador Imortal del Núcleo de Artes, Ciências e Letras de Assunção|Paraguai e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: as Comendas: Baluarte da Literatura Nacional; Láurea Acadêmica Qualidade Ouro; Chanceler da Cultura Nacional e Ativista da Cultura Nacional ; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Benemérito Pesquisador em Artes e Literatura e Dr. h. c. mult.; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Grão-Mestre das Artes; Mestre dos Saberes Luso-Brasileiro; pela Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB, Grandes Escritores do Brasil.

