As crianças, com primorosa organização, apresentaram cenários, cartazes, objetos confeccionados, declamações, performances, dança – destacando o catira, o fandango do interior de São Paulo –, além de cantos envolvendo nossas tradições e muitas homenagens!
No dia 27/10/2017, sexta-feira, estivemos na Escola Estadual ‘Prof. Ataliba Júlio de Oliveira, Itapetininga/SP. Atendíamos ao convite do Prof. Carlos Alberto para uma conversa com seus alunos do 2º ano A do ensino fundamental, crianças entre 7 e 8 anos de idade. Para esta festa literária, o assunto escolhido foi o nosso SACI-PERERÊ, personagem principal de nossa 21ª publicação – “Pererezadas: jeito sacizeiro de ser”, uma ressignificação deste personagem, das tradições e da cultura do Brasil, com prefácio da Profª Drª Maria Aparecida Morais Lisboa e entrevista com o Prof. Me. Carlos Carvalho Cavalheiro, numa valorização das 36 cidades do Alto Paranapanema/SP e patrocínio da LINC – 2016, Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Sorocaba/SP.
As crianças, com primorosa organização, apresentaram cenários, cartazes, objetos confeccionados, declamações, performances, dança – destacando o catira, o fandango do interior de São Paulo –, além de cantos envolvendo nossas tradições e muitas homenagens! Quem poderia segurar as lágrimas? Lembranças, memórias, histórias e tradições, tudo acontecendo ao mesmo tempo no ambiente escolar preparado para acolher a Literatura.
Como convidados, contei com a presença da prefaciadora, da apoiadora cultural – Adriana Rocha, pela LEXMEDIARE – e de Caique Ferraz, o ilustrador de nossas publicações.
Fiz questão de destacar a importância de tudo o que acontecia naquele ambiente escolar preparado com tanto carinho, há dois meses, através de ensaios e combinados valorizando nossas tradições. Daria outro livro, só para contar do que aconteceu na acolhedora Escola “Ataliba”, que também recebeu a visita da Supervisora de Ensino da Diretoria de Itapetininga, Profª Evelyn, de outras professoras responsáveis pela formação docente do quadro de pessoal da Educação Estadual na região e do Prof. Marçal, da Rede Pública Municipal de Ensino de Angatuba/SP.
O que dizer às famílias que lá estiveram? Às demais turmas da escola, aos professores envolvidos, ao grupo do catira com ensaio do dedicado Prof. Darci, à “dupla” de crianças apresentando a música de Peão Carreiro e Zé Paulo – “Porta do Mundo” – tão bem escolhida para o momento? O que dizer ao Diretor Fábio, que desde o início acolheu a sugestão de trabalho do Prof. Carlos? E finalmente, ao amigo e irmão Beto (o Prof. Carlos Alberto), que idealizou, preparou, organizou, apresentou e conduziu tudo na maravilhosa tarde chuvosa de sexta-feira, 27/10/2017? Só posso dizer, com emoções e lágrimas: MUITÍSSIMO OBRIGADO!!!
Aqui, comprometo-me em voltar para a Escola “Ataliba” e para as demais escolas de Itapetininga/SP. Recebidos o contato e o convite, daremos um jeito com a agenda e para lá vamos nós, carregados pela Literatura.
Eis minha resposta para a última pergunta que a criança me fez: você gostou do que apresentamos? Sim, posso dizer convicto, feliz e sorrindo, GOSTEI POR DEMAIS, como se diz em Angatuba, minha terra. Um bom pedaço do meu coração quis ficar com vocês!
ÉLCIO MÁRIO PINTO – angatubense e autor de ‘Pererezadas’.
élcioescritor@gmail.com
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024