setembro 20, 2024
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba
Exposição de Artes Janelas do Brasil
Homenagem ao concurso Miss Brasil
O luar e o amor
Aldravia (3)
Em toda estação há solidão
Penso em ti e logo te quero
Últimas Notícias
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba Exposição de Artes Janelas do Brasil Homenagem ao concurso Miss Brasil O luar e o amor Aldravia (3) Em toda estação há solidão Penso em ti e logo te quero

Marcelo Paiva Pereira: 'A viagem do Homem à Lua'

Marcelo Augusto Paiva Pereira – A VIAGEM DO HOMEM À LUA

Os anos de guerra fria foram muito agitados entre os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, as grandes potências econômicas e militares da época. Ao final da Segunda Guerra Mundial o mundo se dividiu entre capitalistas e comunistas, e E.U.A. e U.R.S.S. promoveram a corrida armamentista com a qual queriam a hegemonia política, militar e econômica ao redor do mundo.

Foi nesse espectro que a União Soviética avançou nas pesquisas aeroespaciais e em 1957 lançou ao espaço o primeiro satélite artificial, chamado “Sputnik”. Em 1961 subiu ao espaço o cosmonauta soviético Iúry Gagárin, que realizou o primeiro voo orbital tripulado ao redor do nosso planeta e disse: “A Terra é azul”.

Os Estados Unidos foram humilhados pelos soviéticos e Nikita Kruschev desafiou os países capitalistas a alcança-los. Os Estados Unidos aceitaram o desafio e, ainda em 1961, o presidente americano John Kennedy declarou que até o final da década de 60 os americanos levariam um homem à Lua e de lá o trariam de volta em segurança.

Nos oito anos seguintes os americanos se empenharam e criaram três missões – Mercury, Gemini e Apollo – cada qual com tipos distintos de naves e foguetes para testarem a que levaria a equipe de astronautas à Lua. A seleção deles foi realizada entre oficiais da Marinha, Força Aérea e Fuzileiros Navais.

Ao final dos testes e seleção, o foguete escolhido foi o Saturno V, a missão foi a Apollo 11 e os astronautas foram Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, que partiram do Cabo Canaveral aos 16.07.1969 e na Lua chegaram aos 20.07.1969. O módulo lunar “Eagle” alunissou na área chamada “Mar da Tranquilidade” e, ao dele descer, Neil Armstrong pronunciou a célebre frase: “É um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade.”.

A última missão à Lua foi da Apollo 17 e ocorreu em 1972. Devido aos elevados custos e o desinteresse da população, o governo americano pôs fim às viagens tripuladas à Lua e passou a desenvolver sondas espaciais para outras missões, inclusive fora do sistema solar.

A viagem do homem à Lua trouxe muitas contribuições à Ciência e às pesquisas, em relação aos materiais orgânicos (carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, etc), aos efeitos da gravidade e sua ausência, da permanência no espaço, aos conceitos de tempo e espaço, às possibilidades da humanidade viajar para fora da Terra, ao tempo de viagem, à colonização de outros planetas, à hipótese de haver vida em outros planetas e muito mais.

Enfim, a viagem do homem à Lua foi um marco na história, venceu a corrida aeroespacial, afirmou o capitalismo e contribuiu para o desenvolvimento das ciências em todas as áreas do conhecimento. Nada a mais.

Marcelo Augusto Paiva Pereira

(o autor é advogado)

Marcelo Paiva Pereira
Últimos posts por Marcelo Paiva Pereira (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo