A audição, que será apresentada no dia 17 (domingo), em duas sessões (15h e 18h), no Teatro Municipal ‘Francisco Beranger’, em Votorantim, terá por tema ‘Música: a Linguagem Universal’, bem como a esquete teatral ‘Sissi, a Fada da Música’
É possível falar sobre música como uma linguagem passível de ser entendida por todos e que tenha uma abrangência universal?
A Etnomusicologia, que é o estudo das formas e atividades musicológicas de todas as culturas, tem uma perspectiva ‘romântica’ generalizada de que toda a música tem propriedades idênticas, e que essas propriedades são independentes da influência cultural.
Essa perspectiva atinge certo dramatismo quando se afirma que a mera exposição à música do mundo pode permitir uma harmonia cultural e uma compreensão multicultural.
A aceitação deste fenômeno humano baseia-se na admissão de que existem propriedades composicionais comuns em todas as culturas musicais. Nesta perspectiva, a música seria a melhor forma de se ultrapassar as fronteiras culturais e difundir ideias.
Do outro lado, há quem defenda que a universalidade da música não resulta da análise das suas estruturas implícitas, mas sim da propensão humana para a música – uma predisposição física e biológica do homem para a performance musical.
Daí surge o argumento de que haverá uma propensão para a aprendizagem da ‘linguagem universal da música’, tal como existe para a aprendizagem da língual materna, visto que ativam estruturas intelectuais e processos cognitivos semelhantes.
O texto acima, por ser eminentemente técnico, parece complicado. E, para as pessoas que não são do ramo, realmente o é!
No entanto, a audição da professora de piano Míriam Corrêa Jáki, com seus alunos, mostra que é possível descomplicar o assunto e, desta forma, juntamente com a esquete ‘Sissi, a Fada da Música’, o público certamente vai se encantar e se divertir com este novo trabalho da professora e seus alunos, unindo a música ao teatro.
Entrada franca
Quando
17 de dezembro (domingo), às 15h e às 18h
Local
Teatro Municipal ‘Francisco Beranger’ (Av. Ver. Newton Vieira Soares, 291 – Centro – Votorantim/ SP
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024