“Ambição desmedida pode acarretar muitos problemas e dores emocionais, sim, aquela dor que não é física e que sentimos ou fazemos alguém sentir, muitas vezes sem querer, uma dor da alma, dói fundo no coração.”
Sempre me impressiona a necessidade que algumas pessoas tem em possuir um cargo, sem se esforçar, ou fazer por merecer.
Comecem a reparar que quem de fato possui um cargo conquistado por méritos não alardeia; a pessoa competente não fica se vangloriando da posição que ocupa, pois não há necessidade, os outros reconhecem pela postura.
Claro que devemos sempre procurar progredir; seja profissional ou pessoalmente, a evolução faz parte da criação do mundo, a ambição é inerente ao ser humano.
Ambição desmedida pode acarretar muitos problemas e dores emocionais, sim, aquela dor que não é física e que sentimos ou fazemos alguém sentir, muitas vezes sem querer, uma dor da alma, dói fundo no coração.
A pessoa egocêntrica quando chega ao tão sonhado status, simplesmente se esquece de quem lhe serviu de escada, isso mesmo, pois, a escada da evolução de nossas vidas é feita por pessoas, ninguém consegue chegar a lugar algum sozinho.
É extremamente triste testemunhar a ascensão de alguém, quando esta utiliza meio não ético, mente, engana, sem nenhum escrúpulo, e, com isso, acaba por conseguir alcançar a tão almejada posição.
Há dias em que certas atitudes nos abalam profundamente; a impressão é que, não importa os meios usados para se alcançar o objetivo, o importante é chegar, o resto que se dane!
As demonstrações de poder, às vezes, são hilárias, dado o tamanho do desperdício de tempo de certas pessoas para mostrar que são poderosas, “Aqui quem manda sou eu”. A bem da verdade, muitos não mandam nem em si mesmos.
Nenhum líder, de fato, precisar mandar, e sim pedir com elegância; o respeito não precisa ser imposto, mas conquistado, dizem que exemplos vêm de cima.
Acredito que esta necessidade em demonstrar poder vem de nossa colonização, fomos aculturados para crer, que só teremos prestígio, alardeando o cargo, a posição social, que nunca é vitalício, diga-se de passagem!
O mais interessante é que, quando assistimos alguém a demonstrar seu poderio de fogo, percebemos, na maioria das vezes, essa pessoa não parou para pensar que, amanhã, as posições podem estar invertidas, ninguém está livre de uma mudança brusca em suas vidas, por motivos alheios a sua vontade.
O poder desmedido aliado à falta de caráter leva a enganos, dissabores e, principalmente, injustiças.
Pessoas com síndrome de inferioridade precisam dificultar as coisas ao seu redor, com o objetivo de mostrar o poder que pensam que possuem, e como essas atitudes nos decepcionam ao longo da vida.
A experiência de vida, aliada ao conhecimento na sua área de atuação, fará de você um líder perfeito; à medida que se transforma em um ser humano diferenciado, galgará os degraus da escada evolutiva de sua vida profissional.
O alicerce precisa ser bem feito, como os de um edifício, com amarras de ferro nos lugares certos, é assim a nossa vida profissional, essas amarras, são as redes de conhecimento de pessoas amigas, que fazemos ao longo de nossa trajetória.
Ambição x status! Nada mais sublime que ouvir pessoas dizerem que jamais conheceram alguém tão competente, com ética e humildade; isso, é o maior status que qualquer pessoa pode ambicionar.
E a maneira que conduzimos nossa vida pessoal, inevitavelmente, será a mesma no profissional, uma vez que é impossível separar uma da outra.
Lembre-se sempre do provérbio chinês, que nos adverte: “O plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória”!
Sônyah Moreira – sonyah.moreira@gmail.com
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024