Hoje, sexta-feira, 11 de maio de 2018, disse para Adriana:
– Vamos para Itapetininga? Gostaria de passar pela escola “Crescêncio”, lá no Bairro São Roque.
E para lá fomos nós, sem aviso, sem combinados e tudo no mais puro improviso.
Chegamos à escola por volta das 13h00.
Fomos recebidos pela funcionário Raquel Mamede, que aliás, é prima da Dri.
Acontece que a família tem três linhas de tradição, por sobrenomes: Rocha, Crescêncio e Mamede.
Curiosamente, Raquel nos contou que Mamede veio da fé da bisavó, que quando nasceu seu filho, batizou-o com o nome do santo do dia, 17 de agosto. Então, em homenagem a São Mamede, a criança ganhou o nome que passou para uma linha da família.
Em seguida, recebeu-nos a Diretora Zeneide, do Centro Municipal de Educação Infantil “João Crescêncio da Rocha”, tio em segundo grau da Adriana, que também une a família pela linhagem Rocha, que é a linhagem de Janice, mãe da Dri.
Com espaço arborizado, prédio ampliado e atendendo 48 (quarenta e oito) crianças entre 3 e 5 anos de idade, fomos muito bem recebidos.
A surpresa da visita aconteceu para entregarmos, à gestão escolar, exemplares de minha publicação: “Cronicrinhas”, volumes zero, um, dois e três. São contos para crianças.
Enquanto a editora prepara o material que será oferecido na 5ª Caravana Literária em Itapetininga, envolvendo escolas municipais e estaduais entre os dias 18 e 22/06/2018, emprestei-lhes os exemplares que dispunha. Em breve, todas as escolas envolvidas receberão exemplares dos quatro volumes, gratuitamente!
No pátio, li para as atentas crianças: “As Velinhas”. Trata-se de um conto para ensinar a criança a contar de 1 a 10. Foi um sucesso com palmas e sorrisos dos pequenos!
Depois disso, uma verdadeira sessão de abraços com alegria e novas palmas.
São crianças carinhosas, próximas, alegres e de coraçãozinho aberto, cada uma delas.
Neste dia tão especial, nossos agradecimentos à Diretora Zeneide, às funcionárias Raquel e Marta – que é tia da Dri – e às demais professoras e funcionárias da escola infantil.
Com o coração agradecido, sem despedidas, só podemos dizer: até 20 de junho, às 14h00. Em seguida, também visitaremos a Escola Municipal de Ensinos Infantil e Fundamental “José Lauro Ferreira”, Bairro da Varginha, Itapetininga/SP.
Com muitos abraços!
Élcio Mário Pinto – escritor
11/05/2018



Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda - Angola - NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil - AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,