Professora de Inglês e Literatura em Língua Inglesa, ilustradora, escritora e poetisa: é a Família ROLiana crescendo cada vez mais em qualidade com Ana Esther Balbão Pithan!
Ana Esther Balbão Pithan nasceu em Erechim/RS e mora em Florianópolis desde 1991.
Tem graduação em Letras/Inglês (UFRGS, 1987) e Mestrado em Língua e Literaturas de Língua Inglesa (UFSC, 1993).
Cursou Inglês na Inglaterra (Bournemouth e Stratford-upon-Avon, 1989) e International Business na Austrália (Sydney, 1998/1999).
Como professora de Inglês e Literatura em Língua Inglesa lecionou na UPF (Passo Fundo, RS), na UNERJ (Jaraguá do Sul, SC) e na UNIVILLE (Joinville, SC).
Tem o curso de Ilustração (SENAC, Florianópolis, 2009) e Professional Children’s Writing Course (Austrália 2006/2007, à distância).
Lançou-se como escritora em 2004 e atualmente tem 9 livros publicados e 2 e-books e participou de 7 antologias.
É criadora dos personagens O Pelicano, Boneca Cremilda, a Profa. Coruja- Buraqueira, Teófilo Brás o Torcedor Brasileiro Mais Azarado do Mundo, Anamasthêr e a Meditação do Chimarrão entre outros.
Seu Blog é http://pelicanaesther.blogspot.com
Ana Esther se apresenta para os leitores do ROL:
Olá, estou chegando ao ROL! A minha alegria é imensa assim como o meu sentimento de gratidão ao Sergio Diniz da Costa pelo convite tão empolgante. Coisa boa ter um espaço como este para poder compartilhar com os leitores as minhas reflexões sobre tantos assuntos! Reflexões estas que, ao longo do tempo, serão expressas através de meus contos, crônicas, poesia… Para a minha estreia, escolhi um poema meu que mostra muito a minha essência meditativa…
Enquanto eu sorvo o meu chimarrão
Esse mate amargo tão saboroso
Eu fico pensando, meditando,
E me perco filosofando!
Entre um gole e outro, com a cuia na mão,
A vida vai passando, a vida vai vivendo.
Enquanto eu tomo o meu chimarrão,
Os passarinhos chilram incessantemente.
Lagartas metamorfoseiam e saem de seus casulos:
lindas borboletas!
Abelhas polinizam mundo afora…
Flores colorem todos os continentes.
Que delícia de chimarrão…
Vou bebendo e vou ouvindo
Que assassinatos são cometidos aqui, ali e acolá.
Bombas explodem no Oriente versus Ocidente e vice-versa.
O ser humano antropofágico enfeia a natureza.
Seres humanos iluminados enfeitam o planeta.
Meu Deus, tudo isso ocorre
Enquanto eu sorvo o meu chimarrão…
- Revista Verso Diverso - 31 de julho de 2026
- Da Austrália ao Jornal ROL, Cecília Morris! - 31 de julho de 2026
- Basta um - 31 de julho de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA; Acadêmico Imortal Fundador da Académie Léon-Gontran Damas des Lettres et Arts de la Guyane française; Fundador Imortal del Núcleo de Artes, Ciências e Letras de Assunção|Paraguai e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: as Comendas: Baluarte da Literatura Nacional; Láurea Acadêmica Qualidade Ouro; Chanceler da Cultura Nacional e Ativista da Cultura Nacional ; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Benemérito Pesquisador em Artes e Literatura e Dr. h. c. mult.; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Grão-Mestre das Artes; Mestre dos Saberes Luso-Brasileiro; pela Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB, Grandes Escritores do Brasil.


