Sorocaba inaugura mural acessível no Dia Mundial da Poesia

No dia 21 de março de 2026, data em que se celebra o Dia Mundial da Poesia, a escritora, poeta e artista visual Cristina Siqueira realiza, no Parque Campolim, em Sorocaba, o descerramento do mural ‘Livro de Rua para Cego Ler‘, obra literária urbana concebida com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
Instalado em área de grande circulação do parque, o mural — uma instalação poética literária em azulejaria impressa — integra o Projeto Livro de Rua, criado por Cristina Siqueira em 1997, que propõe a inserção da poesia no espaço urbano por meio de murais literários.
Nesta edição, a obra incorpora leitura em braille, relevo tátil e audiodescrição, permitindo que a experiência poética seja acessada também pelo toque e pela escuta, ampliando o acesso à literatura e à arte para pessoas com deficiência visual.
O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc de Incentivo à Cultura e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorocaba, reafirmando o compromisso das políticas públicas com a democratização do acesso à cultura e com a promoção da inclusão.
Com a instalação da obra, Sorocaba passa a integrar um movimento contemporâneo de arte pública acessível, em que literatura, espaço urbano e cidadania se encontram para ampliar o alcance da poesia na vida cotidiana.
PROGRAMAÇÃO
🕚 11h – Abertura oficial
Parque Campolim – Palco de Eventos da Av. Carlos Comitre (espaço onde se celebra o Saint Patrick’s Day, dinamizado por Cris Lobo).
O evento contará com a presença de autoridades, representantes do setor cultural e educacional, além de instituições voltadas à pessoa com deficiência visual.
Serviço
📅 21 de março de 2026
🕚 11h
📍 Parque Campolim – Palco de Eventos da Av. Carlos Comitre – Sorocaba/SP.
📍 Localização: https://maps.google.com/?q=-23.522739,-47.464924
Evento gratuito e aberto ao público
Encerramento
No Dia Mundial da Poesia, Sorocaba inaugura uma obra que amplia o sentido da leitura: um mural onde a poesia pode ser vista, tocada e compartilhada por todos.
Sobre a autora

Cristina Siqueira é escritora, poeta e artista visual com trajetória consolidada na literatura e nas artes urbanas.
Autora de oito livros publicados, desenvolve há três décadas o Projeto Livro de Rua, responsável pela criação de murais poéticos instalados em espaços públicos.
Sua obra articula literatura, artes visuais e intervenção urbana, aproximando poesia e cidade e estimulando novas formas de fruição da palavra poética no cotidiano.
Cristina é Membro Correspondente da Academia Sorocabana de Letras e tem atuação reconhecida em projetos culturais voltados à formação de leitores, difusão da poesia e valorização do patrimônio literário.
Contato com a autora: 15 99726-5527
- Dia Mundial da Poesia - 14 de março de 2026
- Momentos-oásis - 14 de março de 2026
- Uma espiã em Tókio - 13 de março de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura e Dr. h. c. mult. Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura .

