
‘Lutas sociais em Sorocaba/SP ontem e hoje: Greve Geral de 1917, embate antifascista de 1937 e mobilizações atuais’ foi organizado pelo Prof. Dr. Marcos Francisco Martins, docente da UFSCar Campus Sorocaba
Lutas sociais em Sorocaba/SP ontem e hoje: Greve Geral de 1917, embate antifascista de 1937 e mobilizações atuais, é um livro organizado pelo Prof. Dr. Marcos Francisco Martins, docente da UFSCar Campus Sorocaba.
A obra tem o objetivo de contar a história da greve geral de 1917 e as que se efetivaram em 2017, particularmente retratando a repercussão que tiveram em Sorocaba/SP.
A estrutura textual está organizada em três partes, que procuram cobrir o interstício de lutas sociais no Brasil que vai de 1917 a 2017, especificamente as greves gerais e as lutas antifascistas de ontem e de hoje.
Os capítulos foram produzidos por historiadores com experiência no trato acadêmico-científico da questão investigada, bem como por pesquisadores(as) e militantes dedicados à tarefa de conhecer e articular lutas sociais.
Cabe destacar que alguns autores e autoras que contribuíram com o livro são reconhecidos pelas publicações que produziram, sejam as que versam sobre as lutas sociais no Brasil e fora dele, sejam as que retratam a realidade histórica da cidade de Sorocaba/SP, em seus diferentes aspectos.
O lançamento ocorrerá no dia 31/10/2018, às 18h, Auditório do Prédio ATLab(Rodovia João Leme dos Santos, Km 110 – Sorocaba, SP)
Maiores informações com o organizador do livro:
– marcosfranciscomartins@gmail.com
– (19) 9 9601 0390
Sumário
Prefácio – Lutas sociais: uma história a ser conhecida, contada e aprendida
Marcos Francisco Martins
Apresentação – Sorocaba não foge à luta: contra as oligarquias de ontem e de hoje
Francisco Foot Hardman
Parte I – A história da greve geral de 1917 e as repercussões em Sorocaba/SP
Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho
Fábio Alexandre Tardelli Filho e Keyla Priscilla Rosado Pereira
Clayton Peron Franco de Godoy e Eduardo Augusto Souza Cunha
Carlos Carvalho Cavalheiro
Adalberto Coutinho Araújo Neto, Breno Augusto de O. Santos e Guilherme Cardoso de Sá
Antônio Carlos de Oliveira
Carlos Carvalho Cavalheiro e Flávia Antunes Aguilera
Paulo Celso da Silva
Parte II – Sorocaba/SP na luta antifascista de 1937
Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho
direita em Sorocaba na década de 1930
Carlos Carvalho Cavalheiro
Carlos Carvalho Cavalheiro
Adalberto Coutinho de Araújo Neto
Parte III – Educação, anarquismo, greve geral e antifascismo ontem e hoje
Rodrigo Rosa da Silva
Jeferson Rodrigues Barbosa
Marcos Francisco Martins
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

