Apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, a peça chega
gratuitamente às cidades de Torre de Pedra, Porangaba e Bofete,
Espetáculo Sabor de Vitória
A alimentação saudável vem ganhando mais adeptos pelo mundo afora. A boa notícia é que aqui no Brasil muitos consumidores vêm se preocupando cada vez mais com isso. É o que mostra pesquisa The Top 10 Consumer Trends for 2017, que analisa as tendências de mercado. 79% substituem produtos da alimentação convencional por opções mais saudáveis; 28% acham importante consumir alimentos com alto teor nutricional.
Para que esse importante tema seja transmitido de forma consciente ao público infantil, o BuZum!, companhia itinerante de teatro de bonecos sobre rodas, que circula por todo o país em escolas públicas, leva a várias cidades o mais novo espetáculo sobre a alimentação saudável: Sabor de Vitória. “Quando mais cedo começarmos a entender isso, melhor será, afinal a obesidade infantil tem crescido muito nos últimos anos”, afirma Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum! Não é à toa que essa questão tão emergente seja levada às escolas, já que a obesidade cresceu 60% no Brasil nos últimos dez anos. Uma em cada cinco pessoas no país está acima do peso, segundo pesquisa divulgada no Ministério da Saúde, em 2017.
A itinerância do BuZum! chegará em Torre de Pedra no dia 21 (quarta-feira). Em Porangaba será no dia 22 (quinta-feira). Em Bofete no dia 23 (sexta-feira). O BuZum! completou 132 dias de apresentação, com 800 sessões gratuitas para 40 mil pessoas, em escolas públicas.
De forma cômica e criativa, o BuZum! apresentará uma fabulosa história com charmosos bonecos, retratando cenas muito reais dos dias atuais. “Partimos do ponto que, determinados alimentos causam benefícios, ou malefícios em nosso corpo. Se isso já é uma preocupação aos adultos, por que não iniciarmos às crianças? Decidimos trazer essa reflexão também para os pequenos, pois através da reeducação eles poderão lembrar e assimilar no futuro”, explica Beto Andreetta, diretor do BuZum! e da Pia Fraus.
Entender como o alimento age diretamente na vida de um ser humano pode colaborar com um destino mais positivo e com menos doenças. É exatamente isso que a história da peça Sabor de Vitória abordará de forma poética e lúdica.
Com texto de Claudia Naoum, concepção de Beto Andreetta e Mari Gutierrez e direção de Wanderley Piras, o famoso ditado “Somos aquilo que nos alimentamos” será explicado por meio de brincadeiras e diálogos de uma das personagens principais: Júlia, uma esperta e curiosa menina, recebe uma medalha de campeã de um torneio de embaixadinhas, quando encontra uma caveira brincalhona. Depois do susto inicial a menina descobre que a caveira é na verdade o esqueleto de Luiz, um menino preguiçoso e com péssimos hábitos alimentares. Júlia tenta ajudar o esqueleto e outros órgãos de Luiz para melhorar seus hábitos alimentares. No espetáculo diversos bonecos como: o cérebro, o coração, os olhos, a boca, o nariz e a orelha transmitem a mensagem do que cada alimento causa no organismo.
A itinerância pelas 24 cidades é apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da CCR SPVias e acontece de até o mês de novembro de 2018, circulando por vários estados do Brasil. O Instituto CCR é uma entidade privada sem fins lucrativos, criada em 2014 para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de 10 anos pela empresa, por meio das concessionárias do Grupo CCR.
Sobre o Instituto CCR
O Instituto CCR, uma entidade privada sem fins lucrativos, nasceu em 2014 com o objetivo de estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pelo Grupo CCR. Por meio do Instituto CCR são viabilizados projetos, com recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo, com foco prioritário em quatro áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Cultura e Esporte; Meio Ambiente e Segurança Viária. Comprometido com o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, o Grupo CCR se orgulha de ter levado mais de 500 projetos para 130 cidades que, desde 2003, já beneficiaram cerca de 8 milhões de pessoas com investimentos de R$ 261 milhões em projetos estruturados.
BuZum! em 8 anos
Em setembro de 2018, o BuZum! completou oito anos de existência com números expressivos e motivos de sobra para comemorar. São mais de 350 mil quilômetros rodados para realizar 10.000 apresentações a mais de Meio Milhão de espectadores nas mais de 2.000 escolas públicas* de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.
Repertório
O repertório da companhia possui 11 peças criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BR, sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia. O BuZum! tem, também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, * rotina no cotidiano dos jovens. Em 2017, a companhia estreou Mamulengo e Que lixo é lixo? E em 2018 a Cia. estreia seu mais novo espetáculo,Sabor de Vitória, a cerca da alimentação saudável.
Prêmios
Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).
Ficha Técnica – Sabor de Vitória
Concepção: Beto Andreetta e Mari Gutierrez
Texto: Claudia Naoum
Direção: Wanderley Piras
Elenco: Alessandra Siqueyra, Dinho Weller, Nilton Marques, Nina Rocha, Talita Azevedo, Geovana Oliveira, Fabíola Gonçales, Lívia Simardi e Rafael Souza.
Criação e confecção de bonecos: Rosa Rodrigues (Ilimitada Desing)
Design gráfico: Sato do Brasil e Murilo Thaveira <casadalapa
Direção de produção: Mari Gutierrez
Coordenação de produção: Aldo Andreetta
Produção executiva: Juliana Christão
Produção de campo: Eduardo Paiva, Thiago Catelani e Leonardo Campos
Técnicos de som e luz: Henrique Ramos e Cristiano Santana.
Motorista: José Valério
Fotos: Alessandra Santiago
Direção administrativa: Jackson Iris
Assistente financeiro: Glaucia Souza
Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa
Realização: BuZum!
Serviço
Novo espetáculo do BuZum! “Sabor de Vitória”
Cidade: Torre de Pedra
Dia: 21/11 (quarta-feira)
Local: EMEF. “Professor Luís Carlos Coração”
Endereço: Rua Ataliba da Costa Avila, nº 225, Centro, Torre de Pedra – SP
Horários: 9h – 9h40 – 10h – 11h – 13h30 – 14h – 14h20
Cidade: Porangaba
Dia: 22 (quinta-feira)
Local: EMEF Joaquim Franscisco de Miranda
Endereço: Rua Coronel Joaquim Miranda da Silva – Porangaba-SP
Horários: 9h40 – 10h20 – 11h – 13h30 – 14h10 – 14h50
Cidade: Bofete
Dias 23/11 (sexta-feira)
Local: Emefei Lucy Cordeiro de Campos
Endereço: Rua Joao Martinelli, 41, Centro, Bofete – SP
Horários: 9h40 – 10h10 – 10h40 – 13h30 – 14h10 – 14h50
Classificação: 3 a 11 anos
Capacidade: 50 pessoas por sessão
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.