Será lançado nesta sexta-feira (30) o segundo volume do livro “Italianos em Itu – da imigração à atualidade”. O evento ocorre a partir das 19h30, no auditório do 2º GAC L – Regimento Deodoro, o Quartel de Itu
Será lançado nesta sexta-feira (30) o segundo volume do livro “Italianos em Itu – da imigração à atualidade”. A obra, escrita por 85 autores, traz 90 histórias de famílias de origem italiana que vivem na cidade. O evento ocorre a partir das 19h30, no auditório do 2º GAC L – Regimento Deodoro, o Quartel de Itu.
A antologia é organizada por Edson Carlos de Oliveira, Maria de Fátima Boni Oliveira e Vilma Pavão Folino. Eles foram os responsáveis por convidar os autores, reunir os textos e editar o livro, que tem capa desenhada pela artista plástica Edna Meneghini e 448 páginas. As famílias foram divididas de acordo com sua região de origem na Itália.
As histórias contadas neste segundo volume são permeadas de emoção e lembranças de personagens – famosos e anônimos – que ajudaram a construir o progresso de Itu. Há relatos envolvendo desde cenas de guerra até um milagre de Padre Pio, passando por competições esportivas e casos românticos. Também são lembrados os “itulianos”, nome criado pelos organizadores para destacar os descendentes de italianos que hoje em dia atuam nos mais diversos segmentos da cidade.
Durante o evento, haverá homenagens a quatro instituições que, com o trabalho de pessoas de origem italiana, ajudaram a formar ituanos: o Instituto Borges de Artes e Ofícios (Ibao), o colégio Regente Feijó, a Santa Casa de Misericórdia e a Light.
O livro estará à venda no evento de lançamento, ao custo de R$ 36. O dinheiro arrecadado será doado ao Lar Nossa Senhora da Candelária, de Itu.
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

