
A Torre de Observação Meteorológica do Colégio São Luís é um grande símbolo da capacidade arquitetônica e científica dos padres jesuítas em Itu
O museu do Regimento Deodoro ganhou mais uma atração para os visitantes. Foi inaugurada, no dia 25 de janeiro, a restauração da antiga torre jesuítica de observação. Com 20 metros de altura, a torre construída durante a época do Colégio São Luís poderá agora ser visitada pelos turistas.
Foi realizada uma solenidade para a inauguração da placa no Auditório do Regimento Deodoro. Descerraram a placa, o SGT Moura, chefe da equipe responsável pela restauração da torre, e o CB Eduardo, responsável pela pesquisa de histórica e organização do museu.
A Torre de Observação Meteorológica do Colégio São Luís é um grande símbolo da capacidade arquitetônica e científica dos padres jesuítas em Itu. A Torre foi o primeiro e, por muito tempo, o único observatório meteorológico instalado em um colégio no Império Brasileiro.
Além de ser utilizado em caráter educacional para os alunos do Colégio, o observatório trabalhava de forma integrada com a Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo, fornecendo informações sobre o clima e o tempo para Capital do Estado.
As atividades meteorológicas realizadas pelos jesuítas no Colégio São Luís ajudaram a desenvolver algumas áreas no Brasil, sobretudo, na agricultura paulista.
Os visitantes poderão conhecer essa nova atração do Museu do Quartel aos sábados, domingos e feriados, das 09h as 16hs.
(Fonte: http://www.2gacl.eb.mil.br/index.php/noticias/259-regimento-deodoro-abre-torre-de-observacao-centenaria-para-visitacao?fbclid=IwAR191DPlW-CxV6uFipp60Dk951btzydmvnnwvuZ-k7D7_OZ6-yHpnM3DtPc. Publicado: Sexta, 25 de Janeiro de 2019, 15h05 | Última atualização em Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 11h36)
Matéria enviada pela Correspondente Cultural do ROL em Itu, Mônia Sales
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

