O reconhecimento partiu da enquete “Melhores do Ano de 2018 na área cultural em Sorocaba”, promovido pelo Jornal Cultural ROL
O livro “Entre o sereno e os teares”, de autoria de Carlos Carvalho Cavalheiro, foi escolhido como o Melhor livro publicado em 2018 em Sorocaba. O reconhecimento partiu da enquete “Melhores do Ano de 2018 na área cultural em Sorocaba”, promovido pelo Jornal Cultural ROL .
A enquete avalia a popularidade de diversos produtores culturais divididos por categorias. Durante quinze dias os internautas foram incentivados a livremente indicar, por categoria, os nomes dos que se destacaram em atividades culturais durante o ano de 2018. Na segunda fase, a da votação, utilizando um programa que permite apenas um voto por pessoa, 3.665 internautas participaram, em número considerado pela Comissão Organizadora como “muito representativo” do que pensa a comunidade sorocabana.
Apesar de não avaliar a qualidade da produção, mas sim a sua popularidade, o resultado agradou ao autor, que ficou contente em saber que seu livro alcançou um público significativo. Autor de 27 títulos, o escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro lembra que este é o primeiro romance que publicou.
“Entre o sereno e os teares” conta a história de um malandro, chamado Meia-Volta, que vive em Sorocaba nas décadas de 1920 e 1930. A história do protagonista muda de rumo quando ele conhece Zilda, uma operária e militante anarquista. Recheado de fatos históricos de Sorocaba, a narrativa do livro insere Meia-Volta e Zilda em uma viagem por passagens marcantes da cidade.
Carlos Carvalho Cavalheiro diz que, apesar de a história ter um fio condutor autônomo, ele quis aproveitar situações reais do passado como adereços. Como historiador, em suas diversas pesquisas, Carlos Cavalheiro se deparou com fatos curiosos e interessantes de Sorocaba, aproveitando-os na composição da trama.
“Entre o sereno e os teares” foi publicado pela Editora Costelas Felinas, de propriedade de Claudia Brino e Vieira Vivo, que produz livros artesanais desde 1998, no litoral sul paulista.
Devido ao sucesso do livro, que esgotou a primeira tiragem em pouco mais de um mês, Carlos Carvalho Cavalheiro mandou reimprimir mais duas dezenas. Os interessados em adquirir a obra poderão contatar diretamente o autor pelo e-mail: carlosccavalheiro@gmail.com
Além da categoria de Melhor Livro publicado em 2018, Carlos Carvalho Cavalheiro venceu também nas categorias Melhor historiador, Melhor escritor e Melhor Poeta. Carlos Cavalheiro é escritor, pesquisador de cultura popular, produtor de vídeos e professor de História na rede pública municipal de Porto Feliz.
A premiação ocorrerá no dia 9 de abril, em Sessão Solene na Câmara Municipal de Sorocaba, às 19 horas. A iniciativa da Sessão é do vereador Anselmo Neto.
- O admirável mundo de João de Camargo - 2 de maio de 2024
- No palco feminista - 26 de dezembro de 2023
- Um país sem cultura é um corpo sem alma - 9 de agosto de 2023
Natural de São Paulo (SP, atualmente reside em Sorocaba. É professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz (SP). Licenciado em História e em Pedagogia, Bacharel em Teologia e Mestre em Educação (UFSCar, campus Sorocaba). Historiador, escritor, poeta, documentarista e pesquisador de cultura popular paulista. Autor de mais de duas dezenas de livros, dentre os quais se destacam: ‘Folclore em Sorocaba’, ‘Salvadora!’, ‘Scenas da Escravidão, ‘Memória Operária’, ‘André no Céu’, ‘Entre o Sereno e os Teares’ e ‘Vadios e Imorais’. Em fevereiro de 2019, recebeu as seguintes honrarias: Título de Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça e Medalha Notório Saber Cultural, outorgados pela FEBACLA – Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e o Título Defensor Perpétuo do Patrimônio e da Memória de Sorocaba, outorgado pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. É idealizador e organizador da FLAUS – Feira do Livro dos Autores Sorocabanos