Com o tema ‘A poesia em seu estado mais simples’, a Roda de Conversa será realizada no dia 18 de maio (sábado), às 10h, na Livraria Nobel
Com o tema ‘A poesia em seu estado mais simples’, o poeta Gonçalves Viana promoverá Roda de Conversa no dia 18 de maio (sábado), às 10h, na Livraria Nobel (R. Barão de Tatuí, 867 – Jd. Vergueiro – Sorocaba – 15 3219-6969).
No encontro, Viana apresentará uma visão geral sobre as escolas lítero-poéticas, como o Modernismo, a Poesia Marginal, o Concretismo etc., mas focando, em especial os poemas monotróficos (ou monostrófico, isto é, que apresentam uma única estrofe com sete sílabas poéticas em cada verso ), como o Haicai (também chamado de ‘Haiku’ ou ‘Haikai’, poema curto de origem japonesa, do séc. XVI), a Trova (poema autônomo monostrófico), o Sijô (forma poética tradicional coreana ) e o Rubai (trova popular dos persas, turcos, árabes etc.)
Gonçalves Viana

Aparecido Gonçalves Viana é natural de Itatinga (SP) e desde os dois anos reside em Sorocaba. É Projetista Mecânico aposentado. Foi Fundador e ex-presidente do grupo ‘Coesão Poética de Sorocaba’ e, também, do grupo cultural Sorocult.
Participou, ainda, do Instituto Literário Paulo Tortello – Poesia em Debate e é colunista do Jornal Cultural ROL.
Escreveu crônicas para o jornal-revista Provocare.
É autor dos livros de poesias: ‘Vertentes’ (2006), ‘Quase cai… – Haikais’ (2007), ‘Estilhaços’ (2008), ‘Fluxos e refluxos'(2010), ‘Por uma deusa’ (2016), ‘Meus versos’ (2017) e ‘Quadras Quadradas’ (2019). Tem participação, também, em várias Coletâneas.
- No Quadro do Jornal ROL, Eduardo Martínez! - 8 de dezembro de 2025
- Pajé Pitotó - 8 de dezembro de 2025
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

