A homenagem, de iniciativa do Centro Cultural de Tradições Nordestinas de Sorocaba e Região, será amanhã (27), às 12h, em sessão presidida pelo vereador Luis Santos Pereira Filho
A Câmara Municipal de Sorocaba prestará homenagem ao Mestre de Capoeira Jaime Balbino, amanhã (27), às 12h, em sessão presidida pelo vereador Luis Santos Pereira Filho, e por iniciativa do Centro Cultural de Tradições Nordestinas de Sorocaba e Região – CCTN, em razão do Dia Municipal do Nordestino (24 de junho) e da Semana da Nordestinidade (24 a 30 de junho).
O Dia do Nordestino e a Semana da Nordestinidade, propostos pelo vereador Luis Santos, por meio do Projeto de Lei nº 463/ 2009 e instituídos pela Lei nº 9.099, de 15 de abril de 2010, tem o objetivo de divulgar e estimular o conhecimento da cultura e literatura nordestinas, através de debates, seminários, realização de apresentações folclóricas, além de exposição e comercialização de produtos típicos do Nordeste.
O homenageado
O Mestre de Capoeira Angola Jaime Balbino, conhecido também como Mestre Jaiminho, é filho de nordestinos: Manuel Balbino da Silva (PA) e de Maria Julia de Jesus (PE).
Nascido em 3 de junho de 1968 na cidade de Ourinhos (SP), no final da década de 70 veio morar em Sorocaba, iniciando-se na capoeira em 1981 (com 13 anos) no grupo Cativeiro Capoeira, liderado pelos Mestres Miguel Machado e Belisco.
Em 2004, fundou a Associação Cultural de Capoeira Angola Bem Brasil, por meio da qual desenvolve um trabalho social com a capoeira angola, ministrando o ensino gratuito a crianças, realizando oficinas junto ao CRAS e à Fundação Casa. No primeiro semestre de 2018, baseado num projeto apresentado pelo professor, escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, realizou um trabalho de ensino de defesa pessoal para mulheres, baseado nos golpes da capoeira, como ação de combate à violência contra a mulher.
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

