Idealizada pelo professor Carlos Carvalho Cavalheiro, a Gincana traz uma série de enigmas (17 ao todo) que os alunos do 7º ao 9º ano, divididos por equipes, deverão solucionar
A Escola Municipal ‘Coronel Esmédio’, de Porto Feliz, realiza na manhã desta sexta-feira, dia 28, a Gincana Anual de História que este ano está em sua 7ª edição.
Idealizada pelo professor de História da unidade, professor Carlos Carvalho Cavalheiro, a Gincana traz uma série de enigmas (17 ao todo) que os alunos do 7º ao 9º ano, divididos por equipes, deverão solucionar.
Este ano participarão da Gincana sete equipes, formadas por 5 alunos e um adulto responsável (professor ou funcionário da escola).
Em julho de 2010 essa Gincana foi realizada pela primeira vez junto aos alunos do 8º ano A, dentro de um “combinado” feito entre o professor e os estudantes no início do ano letivo. A Gincana teve boa aceitação e repercussão, sendo motivo de publicação na imprensa portofelicense.
Em 2012 outros educandos solicitaram a realização de atividades como essa, relacionadas especialmente à disciplina de História. Tendo em vista que este professor trabalha o desenvolvimento do olhar atento e a leitura crítica do ambiente, conforme planejamento, e sendo uma demanda dos alunos, houve por bem recuperar essa atividade. Essa atividade foi realizada em 11 de julho de 2012. Novamente, em 2013, os alunos solicitaram a realização de nova gincana, a qual foi realizada em 27 de junho daquele ano. A 4ª Gincana ocorreu no dia 29 de junho de 2016, sendo a 5ª em 28 de junho de 2017 e a 6ª em 28 de junho de 2018. Por esse motivo, acredita-se que o projeto tenha um potencial de despertar o interesse dos estudantes pela História, Memória e pelas coisas da cidade, perpassando por praticamente todas as áreas de conhecimento do currículo escolar.
O idealizador da Gincana, professor Ms. Carlos Cavalheiro, salienta que atividades como essa estimulam o aprendizado, tornando-o significativo. Além disso, segundo o professor, “a prática pedagógica faz com que percebamos a necessidade de contribuir para a construção de um espírito de cidadania, o que só é possível quando a pessoa se reconhece como parte de uma comunidade e percebe-se, de forma crítica, como sujeito histórico que é capaz de transformar a realidade”.
A Gincana conta com o apoio da Tribuna das Monções, da Casa da Cultura, da Biblioteca Municipal, do Armazém Dumont (Casa São Judas Tadeu) e da academia Força Pura Gym.
A equipe que primeiro solucionar os enigmas e chegar até o local indicado vencerá o certame. Além de certificados e medalhas, a Gincana entrega prêmios (jogos) aos alunos participantes da equipe vencedora.
- O admirável mundo de João de Camargo - 2 de maio de 2024
- No palco feminista - 26 de dezembro de 2023
- Um país sem cultura é um corpo sem alma - 9 de agosto de 2023
Natural de São Paulo (SP, atualmente reside em Sorocaba. É professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz (SP). Licenciado em História e em Pedagogia, Bacharel em Teologia e Mestre em Educação (UFSCar, campus Sorocaba). Historiador, escritor, poeta, documentarista e pesquisador de cultura popular paulista. Autor de mais de duas dezenas de livros, dentre os quais se destacam: ‘Folclore em Sorocaba’, ‘Salvadora!’, ‘Scenas da Escravidão, ‘Memória Operária’, ‘André no Céu’, ‘Entre o Sereno e os Teares’ e ‘Vadios e Imorais’. Em fevereiro de 2019, recebeu as seguintes honrarias: Título de Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça e Medalha Notório Saber Cultural, outorgados pela FEBACLA – Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e o Título Defensor Perpétuo do Patrimônio e da Memória de Sorocaba, outorgado pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. É idealizador e organizador da FLAUS – Feira do Livro dos Autores Sorocabanos