As geladeiras foram transformadas em estantes para livros e estão sendo instaladas em dois estabelecimentos comerciais em diferentes pontos da cidade
Sorocaba recebe hoje duas Geladeiras Literárias. As geladeiras foram transformadas em estantes para livros e estão sendo instaladas em dois estabelecimentos comerciais em diferentes pontos da cidade.
Os livros, de diversos temas, ficarão à disposição do cidadão que poderá utilizá-lo gratuitamente.
O projeto foi proposto e executado por voluntários do Desperta Já! (o mutirão de voluntariado social do NOVO) e é alinhado com o princípio do NOVO de liberdade com responsabilidade de cada indivíduo, e é um incentivo à leitura.
As geladeiras estão instaladas nos seguintes endereços:
Rua Paschoal Augusto Verlangieri, 22 – Novo Horizonte- Sorocaba
João Mustafá, 455 – Éden – Sorocaba
Geladeiras Literárias
Alguns meses atrás, no terminal rodoviário da cidade de Catanduva, interior de São Paulo, surgiu uma presença inusitada: uma geladeira. Curiosas, algumas pessoas decidiram abri-la, verificando que os seguranças do local não pareciam impedi-las. Ao abrirem a porta, outra surpresa: vários livros, esperando por novas mãos e olhos.
Essa proposta surgiu em meados de 2015/2016 e já foi aplicada em várias outras cidades, como Sorocaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes. Reportagens as descrevem como movimentos culturais, iniciativas para não apenas tentar criar novos leitores, mas praticar a arte do desapego.
A ideia é simples: escolha um ou mais livros da sua casa, vá até uma geladeira se encontra e coloque-os dentro dela. Pronto. Agora é só esperar alguém encontrar o seu livro e compartilhar da mesma experiência que você teve com ele. (Fonte: https://homoliteratus.com/geladeiras-literarias/)
- Angolano vence concurso internacional de literatura - 3 de fevereiro de 2026
- Pequeña historia de META - 2 de fevereiro de 2026
- II Prêmio Laurel de Literatura - 30 de janeiro de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

