fevereiro 04, 2026
Tenho saudades
Angolano vence concurso internacional de literatura
Foi por capricho
Pequeña historia de META
A Fundação da Academia Brasileira de Letras
Sonho ou paixão?
Selecionem-se bons cidadãos docentes
Últimas Notícias
Tenho saudades Angolano vence concurso internacional de literatura Foi por capricho Pequeña historia de META A Fundação da Academia Brasileira de Letras Sonho ou paixão? Selecionem-se bons cidadãos docentes

A Quimera Dança apresenta Oficina de Tecnologia e Interatividade a Serviço da Cena

image_print

A oficina tem por objetivo apresentar recursos tecnológicos para a criação de trabalhos artísticos, performances, instalações e obras interativas

A Oficina de Tecnologia e Interatividade a Serviço da Cena é um projeto de A Quimera Dança, em parceria com a Secretaria de Cultura de Sorocaba, por meio da Linc – Lei de Incentivo à Cultura 2018 e será ministrada por Fabricio Masutti, educador de Tecnologias e Artes do Sesc Avenida Paulista, professor de Artes-Música do Colégio Bandeirantes e cenógrafo d’A Quimera Dança para o espetáculo “Frankenstein”.

Contrapartida do projeto “FRANKENSTEIN – Os monstros dos outros e os nossos”, contemplado com o apoio da LINC/2018.

Esta oficina tem por objetivo apresentar recursos tecnológicos para a criação de trabalhos artísticos, performances, instalações e obras interativas.

Traça um apanhado geral sobre o uso de sensores eletrônicos diversos (luz, temperatura, peso, distância, presença, etc.), plataformas livres como o Arduino, câmeras e softwares de audiovisual é possível criar interatividade das mais diversas formas, seja capturando movimentos com uma webcam ou utilizando sensores de temperatura para, por exemplo, alterar a iluminação e o som de um ambiente.

Mais especificamente, serão trabalhados exemplos que integram Hardware e Software Livres por diferentes protocolos de comunicação como OSC, DMX, MIDI para a construção de uma performance audiovisual que se expande e se altera em tempo real.

Tecnologias Empregadas:

Arduino – Plataforma para prototipagem de eletrônica digital usada, neste contexto, como interface homem máquina. É a partir dele que os dados dos sensores entram no computador e alimentam a performance audiovisual.

Sensores Diversos – Luz, Temperatura, Distância, Infravermelho, Acelerômetro, Peso, Presença, etc. são ligados e “lidos” pelo Arduino. Aparelhos Celulares possuem sensores integrados: câmera, acelerômetro, giroscópio, GPS , luminosidade, que também podem ser ligados aos softwares de audiovisual.

Protocolos de comunicação. Promovem integração entre diferentes dispositivos como luminárias, aplicativos de celular, computadores, softwares, teclados e controladores MIDI. Ex.: OSC, MIDI, DMX.

Projeção Mapeada – técnica de projeção que separa os conteúdos a serem projetados em áreas específicas, previamente recortadas; para a qual usaremos o Software Resolume.

Artes de capa e e-flyer por Eliete Della Violla.

  • Público-alvo: profissionais das artes cênicas e demais interessados em tecnologia, a partir dos 14 anos. Até 20 participantes.
  • Período: 6 e 7 de julho
  • Carga horária: 2 encontros de 6 horas de duração cada.
  • Atividade gratuita.
  • 20 vagas (preenchidas por ordem de inscrição)
  • Local: R. Atílio Rosa, 122 -Jd. Bonsucesso – Sorocaba
  • INSCRIÇÕES: mensagem in box na página d’A Quimera Dança ou e-mail para cia.aquimera@gmail.com contendo nome completo, RG, idade, e-mail e telefone.
Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Acessar o conteúdo