O Prêmio será distribuído em nove categorias distintas: poesia, romance, conto, ensaio literário, ensaio social, tradução, projeto gráfico, literatura infantil e literatura juvenil.
As inscrições permanecem abertas até 18 de julho
Concedido anualmente, desde 1995, o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional tem por objetivo reconhecer a qualidade intelectual das obras publicadas no período de 1º de maio de 2018 a 30 de abril de 2019, no Brasil, em língua portuguesa, em nove categorias distintas: poesia, romance, conto, ensaio literário, ensaio social, tradução, projeto gráfico, literatura infantil e literatura juvenil. Cada um dos premiados recebe quantia de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).
Somente os livros que cumprem a Lei do Depósito Legal (artigo 1°, inciso 1.2, do Edital) podem concorrer, em respeito a uma das finalidades primordiais da instituição: assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira, visando à preservação e à formação da Coleção Memória Nacional; além de promover a conscientização do meio editorial brasileiro sobre a necessidade do cumprimento da legislação vigente do Depósito Legal, na Fundação Biblioteca Nacional.
O Edital do Prêmio Literário da BN também assegura o registro da obra na Agência Brasileira de ISBN (International Standard Book Number). A identificação do livro no sistema unificado da Agência determina a inscrição da obra segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizada, inclusive conforme a edição. Criado em 1967, e oficializado como norma internacional dede 1972, o ISBN permite identificar o software, seu sistema numérico sob um código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a circulação, a localização e comercialização das obras internacionalmente.
A Comissão Julgadora é composta por 27 jurados, sendo três em cada categoria, todos escolhidos a partir de seus conhecimentos profissionais, em reconhecimento a seus méritos literários e técnicos, com notoriedade na área acadêmica, editorial e/ou intelectual.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

