Após a projeção do filme, haverá uma mesa de debates com profissionais ligados à obra cinematográfica em exibição, além de cineastas, críticos, professores e pensadores reconhecidos
A Academia Brasileira de Letras, em parceria com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna e com o apoio do Espaço Itaú de Cinema, encerra o CineAcademia Nelson Pereira dos Santos em homenagem ao saudoso acadêmico falecido em 2018. A coordenação desse ciclo é do Acadêmico Carlos Diegues.
O primeiro filme projetado foi “Limite”, de Mário Peixoto, o segundo, “Argila”, de Humberto Mauro, e “Rio 40 graus”, de Nelson Pereira dos Santos, será o último filme do ciclo a ser exibido.
Após a projeção do filme, haverá uma mesa de debates com profissionais ligados à obra cinematográfica em exibição, além de cineastas, críticos, professores e pensadores reconhecidos. A mesa será composta pelo cineasta Luiz Carlos Barreto e pelo Acadêmico Domicio Proença Filho. José Quendal será o mediador do debate.
Os ingressos poderão ser obtidos na bilheteria do Espaço Itaú de Cinema, situado à Praia de Botafogo, 316, Botafogo, ou pelo site www.ingresso.com. Os valores são R$10,00 para inteira e R$5,00 para meia-entrada.
Rio 40 Graus
No Rio de Janeiro, em um dia intenso de verão, cinco garotos pretos e pobres saem da favela onde vivem para vender amendoim pela cidade. Percorrendo os quatros cantos do Rio, eles vivem e presenciam casualidades e incidentes cariocas, verdadeiras desventuras urbanas que destrincham a realidade urbana carioca daquele período.
- Prêmio Destaque Nacional 2025 - 18 de dezembro de 2025
- O Sagrado e o Além-Túmulo - 15 de dezembro de 2025
- Monumento do Largo da Penha - 15 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

