setembro 20, 2024
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba
Exposição de Artes Janelas do Brasil
Homenagem ao concurso Miss Brasil
O luar e o amor
Aldravia (3)
Em toda estação há solidão
Penso em ti e logo te quero
Últimas Notícias
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba Exposição de Artes Janelas do Brasil Homenagem ao concurso Miss Brasil O luar e o amor Aldravia (3) Em toda estação há solidão Penso em ti e logo te quero

Genealogia: Afrânio Mello fornece informaçõe sobres as FAMILIAS AGUIAR, CAMPOS, PIRES E SOARES

Afrânio Mello – ATENDIMENTOS NÚMEROS  529, 530, 531 E 532

 

Cara Viviane,

Estamos perto um do outro. Sou de Itapetininga.

O que tenho em meus arquivos são sobrenomes das pessoas.

Não tenho a junção deles como o de sua mãe : Pires de Campos . Tenho os dois separados.

Aguiar………….  04 páginas e 1 brasão ;

Campos……….  12 páginas e 15 brasões ;

Pires ou Peres ( é o mesmo ).. 06 páginas e 1 brasão. Não encontrei referências sobre a presença em Tietê.

Soares…………  08 páginas e 2 brasões.

Envio os Brasões em arquivos separados para o caso de querer fazer quadros e colocar em suas paredes. (18)

Abaixo um resumo de todos eles, extraído dos arquivos principais.

Minhas desculpas por não poder aprofundar a pesquisa.

Você está com um bom material em suas mãos , 26 páginas e 28 brasões.

Fica com você a busca das certidões. É fácil a procura. Pegue a certidão de nascimento de sua mãe.

Ali tem os pais e os avós dela.Tanto materno como paterno.

Tendo esses nomes e se eles forem vivos fica mais fácil pegar a certidão de nascimento deles.

Se alguém da família não tiver, você procura pela Certidão de óbito que alí tem a filiação.

Assim o processo segue até chegar no período do registro nas Igrejas.

Vendo de onde eles são é só ir atrás e falar com os párocos que eles orientam.

 

Não existe outro processo de busca.É assim e assim você tem informações precisas.

Tem ainda ai em Sorocaba a Igreja dos Mórmons que tem acervo de nomes do mundo todo.

Procure uma moça com o sobrenome HOLTZ que ela é muito prestativa. Ela é de Sarapuí e uma ocasião

fez uma palestra sobre o assunto aqui em Itapetininga em um congresso de Genealogia no nosso IHGGI.

Aqui em Itapetininga também tem esse centro e é aberto ao público.

 

Tem tambem o MYHERITAGE  – vou dar o endereço de uma moça extremamente prestativa e pode dar uma

orientação de pesquisa nesse site : karen.hagele@myheritage.com

 

Espero que tenha sucesso e encontre o que procura.

 

Grande abraço.

Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / ROL – Jornal On Line

 

 

clip_image002Aguiar, sobrenome de origem portuguesa, classificado como sendo um toponímico, pois tem origem geográfica vem do latim Aguilare (relativo a águia). Primitivamente entendia-se pôr “ lugar onde ordinariamente habitam águias”.

Provêm da antiga e ilustre família dos Guedes e tomaram o pálido do senhorio de Aguiar, na província de Trás-os-Montes.

O primeiro a usar este nome foi D. Mendo Peres de Aguiar que viveu no tempo de Dom Afonso Henriques ( primeiro Rei de Portugal ) , no século XII. Desta família saíu o ramo de Aguilar, de Espanha, na região da Andaluzia ( principalmente em Córdova ) de que existem ramificações em Portugal. A família, aliás, expandiu-se por todo o país , ilhas portuguesa e no Brasil.

O personagem principal deste sobrenome foi Dom Afonso de Aguilar, o senhor de Aguilar.

Na Galícia, Espanha,  o lugar de origem dos Aguiar é Lugo. Este sobrenome procedeu de um cavaleiro de Toledo, Mem Gomez Ibañez que viveu nos tempos do Rei Afonso VI. Ele foi pai do Conde Dom Beda Bello, dos quais vieram descender os Aguiar e de Dom Egas Gómez de quem procedem os Aguilar galegos.

======================================================================================================================================

 

clip_image002[3]Campos, sobrenome de raiz naturalmente toponímica, Campo e Campos é um único sobrenome se bem com a variante do plural.

Uma das famílias que o adotaram por sobrenome é de origem espanhola, tendo passado a Portugal um ramo em finais do séc. XIV, aqui se ligando por casamento a famílias de boa e comprovada nobreza.

Diversa é a origem portuguesa de Campos, que os genealogistas fazem derivar de Martim de Campos, cavaleiro que foi contemporâneo do rei Dom Afonso III.

A Gonçalo Vaz de Campos, escudeiro de Dom Frei Vasco de Ataíde, prior da Ordem do Hospital, concedeu Dom Afonso V, em recompensa pelos serviços prestados na conquista de Alcácer, carta de armas novas.

 

=====================================================================================================================================

 

 

imagePeres ou Pires,  são duas formas do patronímico de Pêro ou Pedro, pelo que existirão inúmeras famílias que as adoptaram por apelido sem possuírem laços de parentesco entre elas.

De acordo com renomados genealogistas portugueses, entre eles o Visconde de Sanches de Baena, o sobrenome Pires tem origem espanhola, sendo derivado de Peres. Radicaram-se em Portugal desde os primeiros reinados, adotando o presente brasão de armas, levemente modificado em relação ao dos Pérez de Villaescusa, registrado na Espanha. Em 6 de novembro de 1828, Antonio Batholomeu Pires, Barão de Queluz, Comendador das Ordens de Cristo, Nossa Senhora da Conceição e da Torre e Espada, recebeu armas novas por mercê do Rei de Portugal.

Existindo também em Espanha (Perez), os deste apelido que passaram a Portugal alteraram regularmente a grafia para Peres, como aconteceu nomedamente com colonizadores da ilha do Faial, nos Açores, onde o apelido se mantem.

O nome, parece, foi também adoptado por cristão-novos, atribuído como nome de fruto (plural de pêro ou pêra?)

 

=====================================================================================================================================

 

clip_image002[4]  clip_image003Soares, sobrenome de origem portuguesa.

 

BRASÃO DE ARMAS: De vermelho com uma torre de prata.

TIMBRE: A torre de escudo

“Aqueles do século XIV, membros da honorável casa dos Soares, viveram no tempo em que uma das maiores façanhas das armas da história de Portugal teve lugar, a saber, a batalha de Aljubarrota, travada em 14 de agosto de 1385, próxima da assim denominada cidade, localizada no centro de Portugal. O rei castelhano, Juan I, reclamava a coroa de Portugal através de seu casamento com a rainha Beatriz, a filha do último rei de Portugal. A grande maioria dos portugueses, incluindo muito dos patrióticos da família Soares, não estavam dispostos a aceitar um rei castelhano, razão pela qual escolheram como seu líder a João de Aviz, que se iriam juntar à luta que estava para vir por Nuno Ivares Pereira, o “Condestável”. Juan I invadiu Portugal confiante no valor do seu exército, que contava com vinte e dois mil cavaleiros, e soldados, e esperava o apoio de nobres portugueses que o tinham como legítimo herdeiro. Ao contrário, João, que tinha sido proclamado rei de Portugal há apenas quatro meses atrás, estava apto para reunir tão somente uns meros sete mil homens. Não obstante, o prestígio do chefe Pereira, ganho através de suas vitórias em incursões do ano precedente, inspirou entre a milícia de seus comandados e soldados, os quais podem ter incluído heróicos membros da família Soares, a garantia da necessidade de uma condição de vitória. Uma vez que a direção dos castelhanos tornou-se clara, Pereira propôs um plano que acarretaria no bloqueamento das linhas inimigas em avanço e, então, procederia à ofensiva, tendo manejado seus inimigos em terrenos que anularia a vantagem numérica dos invasores.

 

=====================================================================================================================================

 

Prezado Afrânio. Como vai?

Sou de Sorocaba e escrevo porque estou em busca do histórico da família de minha mãe, Pires de Campos, que era de Tietê. Do outro lado de minha família, estou em busca do sobrenome Soares Aguiar.

Se puder me ajudar ou puder indicar o trabalho de alguém, agradeço muitíssimo.

Muito obrigada desde já.

Atenciosamente,

Viviane Soares Aguiar=

 

 

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo