abril 28, 2026
Sonho etéreo
Do Peru ao ROL, Ana Cecilia Chávez Zavalaga!
Availability
Da Espanha ao ROL, Rafael Peñas Cruz!
Ángeles de cera
Omissão
Startling revelation
Últimas Notícias
Sonho etéreo Do Peru ao ROL, Ana Cecilia Chávez Zavalaga! Availability Da Espanha ao ROL, Rafael Peñas Cruz! Ángeles de cera Omissão Startling revelation

Leitor de Portugal pede informações genealógicas. Alguém pode ajudar?

image_print

Em correspondência enviada para o genealogista Afrânio Mello, leitor de Portugal relata suas dificuldades. O ROL pede apoio dos leitores 

O leitor João Luís Esquível, lá da Ilha Terceira, Açores, Portugal escreveu para o genealogista:

“Estimado Afrânio Mello, boa tarde,
Escrevi há pouco tempo um texto sobre Manuel Beckman e sua família os ramos portugueses e os brasileiros. Creio que tem interesse e curiosidade sobre estes temas histórico-genealógicos e a sua divulgação junto das populações e/ou comunidade de historiadores profissionais e amadores.
Manuel Beckman é de todos conhecido mas talvez não seja todo o resto da sua família e o destaque que tiveram quer no Brasil quer em Portugal.

http://genalg.blogspot.pt/2015/08/a-familia-beckman-e-as-suas-linhas.html

Num artigo publicado no Jornal ROL  em que cita una das famílias Alves e no qual escreve “… Antiga e importante família, de origem portuguesa, estabelecida no Pará, para onde passou o Cirurgião Julião Alves da Costa, natural de Torres Vedras, Lisboa, Portugal,  e falecido no Pará, por volta de 1812. Capitão Cirurgião-Mor do 1.º Regimento de Linha do Pará. Filho de Domingos João e de Maria Francisca. Deixou geração do seu casamento, em Belém [PA], com Maria Joaquina de Almeida, filha de Pedro B. de Almeida e de Margarida dos Santos. Entre os descendentes do casal, registram-se: I – o filho, padre Gregório Alves da Costa, Vigário Colado da Cidade de Macapá; II – o filho, o Capitão de Milícias Julião Alves da Costa. Recebeu uma sesmaria em Macapá [22.01.1760]; III – o filho, o Capitão de Milícias Hilário Pedro da Costa; IV – a filha, Felícia Joaquina da Costa, casada com o Sargento-Mor Manuel Joaquim de Abreu, Governador de Macapá; e V – a filha, Joana Batista da Costa, que foi casada com Joaquim Beckman.” Sabe dizer-me onde se enquadra este Joaquim Beckman no meu trabalho? Peço desculpa pelo atrevimento. Cumprimentos,

João Luís Esquível
Ilha Terceira, Açores, Portugal”.

O genealogista respondeu:

“Caro João, a citação do Joaquim Beckman é em função do seu casamento com a Joana. Não tenho referências dele nos meus arquivos. Veja que a data é de 1760 mais ou menos e , assim sendo, você poderia pesquisar na Igreja Católica da cidade de Macapá, de onde veio a citação.
Entrei no endereço de sua página da Familia Beckman, copiei e vou disseminar.
Vou solicitar ao jornal  ROL – Região On Line, que faça a divulgação para ver se algum dos nossos leitores poderá ajudá-lo.
Grato.
Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / ROL – Região On Line

Pedido do Editor

Solicito a quem puder ajudar o leitor de Portugal, inicando ‘fontes’ de pesquisa, que o faça enviando correspondência para jornalrol@gmail.com a/c de Afrânio Mello.

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Acessar o conteúdo