Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o maestro Fabio Mechetti e a pianista vencedora do GRAMMY Latino Sônia Rubinsky são os intérpretes do lançamento pelo selo Naxos
O santista José Antônio de Almeida Prado é o compositor escolhido para o quarto volume da série “A Música do Brasil”, uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores para promover mundialmente a música dos compositores brasileiros, em parceria com a gravadora internacional Naxos, a Academia Brasileira de Música e orquestras de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
O álbum “Almeida Prado – Obras para piano e orquestra” tem as primeiras gravações mundiais do Concerto nº 1 para piano, da peça Aurora e do Concerto Fribourgeois, interpretados pela pianista brasileira Sonia Rubinsky, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e o maestro Fabio Mechetti.
Para Cornelia Rosenthal, representante da Naxos no Brasil e responsável pelo lançamento, “certamente esta gravação se tornará um registro histórico, pois reúne três obras de um dos mais importantes compositores da música clássica brasileira contemporânea interpretadas por artistas brasileiros de renome internacional”.
Almeida Prado foi aluno de Dinorah de Carvalho, Osvaldo Lacerda e Camargo Guarnieri e seguiu para Paris para estudar com Nadia Boulanger e Olivier Messiaen. Após regressar ao Brasil ajudou a criar o departamento de música da Unicamp, onde lecionou por 25 anos.
A pianista Sonia Rubinsky é vencedora do GRAMMY Latino de 2009 pelo oitavo volume das obras completas para piano de Heitor Villa-Lobos, gravadas para a Naxos. Doutora em Artes Musicais pela The Juilliard School de Nova York, ela ganhou ainda o Prêmio Carlos Gomes e foi nomeada por Murray Perahia como artista residente no Centro Internacional Edward Aldwell para Performance de Piano e Musicalidade em Jerusalém.
Diretor artístico da Filarmônica de Minas Gerais, Fabio Mechetti foi nomeado maestro da Orquestra Filarmônica da Malásia, sendo o primeiro regente titular brasileiro de uma orquestra asiática. Nos Estados Unidos, dirigiu a Sinfônica de Jacksonville durante 14 anos, tornando-se seu diretor musical emérito. Ele também atuou como diretor musical das Orquestras Sinfônicas de Syracuse e de Spokane, como regente residente da Sinfônica de San Diego e como regente associado de Mstislav Rostropovich.
No Brasil, o CD “Almeida Prado – Obras para piano e orquestra” pode ser adquirido pelo site da Loja CLÁSSICOS (www.lojaclassicos.com.br) e pode ser ouvido na íntegra em streaming na plataforma Spotify (https://fanlink.to/cVxe).
SERVIÇO
CD “Almeida Prado – Obras para piano e orquestra”
Selo Naxos, por meio da Clássicos Editorial
Onde comprar: Loja CLÁSSICOS (www.lojaclassicos.com.br)
Preço: R$ 39,00
Onde ouvir: Spotify (https://fanlink.to/cVxe)
Mais informações à Imprensa
Naxos Brasil
Tel. (11) 99951-7751
naxosbrasil@concerto.com.br
https://www.concerto.com.br/
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

