As inscrições para o concurso, em homenagem à poetisa e trovadora Dyrce Pinto Machado vão até o dia 15 de maio de 2020
A Prefeitura Municipal de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes, Certames e Lazer publicou o regulamento para as inscrições do Concurso de Poesia do Município de Cantagalo. Neste ano de 2020, a homenageada será a poetisa e trovadora Dyrce Pinto Machado. O concurso tem o objetivo de incentivar poetas de todo o Brasil que se encontram em isolamento domiciliar devido ao surto de coronavírus que atinge o mundo e o intercâmbio cultural das letras em todo o território nacional, descobrindo poetas e poesias.
Poderão participar do concurso poetas de todo o país com até 01 (uma) obra inédita em no máximo 02 (duas) laudas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de maio de 2020 exclusivamente através do e-mail: festivaldepoesia.cantagalo@gmail.com na modalidade tema livre, devido à pandemia de COVID-19 que afeta o país e o mundo.
Os vencedores serão anunciados de forma online na página da Prefeitura e a premiação será entregue exclusivamente pelos correios. Serão classificadas as 5 melhores poesias, das quais as três primeiras serão premiadas com troféus e do 4º ao 5º lugar com medalhas. Eventuais menções honrosas poderão ser expedidas pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes, Certames e Lazer. Todos os participantes que solicitarem receberão diplomas de participação por e-mail.
“Dona Dyrce Machado é uma poetisa e incentivadora cultural do nosso Município, esta homenagem em vida se faz necessária para reconhecer todo o esforço que ela vem dedicando a Cantagalo”, declarou o assessor municipal de Cultura, Matheus Arruda.
Confira o regulamento :
Regulamento Concurso de Poesia Online 2020
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

