Cartunista, Produtor Cultural, jornalista, Designer Gráfico e editor: Edra é um premiadíssimo multi artista caratinguense
EDRA, abreviatura e nome artístico de Élcio Danilo Russo Amorim, natural de Caratinga (MG), é cartunista, Produtor Cultural, jornalista, Designer Gráfico e editor.
Iniciou a profissão de cartunista no Correio Braziliense (DF), passando também pelo Jornal de Brasília e Correio do Brasil. Foi editor de arte da Revista “GOL” (1980).
Premiado 27 vezes, selecionado em vários salões de humor no Brasil e no exterior desde 1981, quando foi selecionado no Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
Realizador do Salão Internacional de Humor de Caratinga, que, com quinze edições, é o principal de Minas Gerais e está entre os melhores do país.
Idealizador/ Fundador da Casa Ziraldo de Cultura e da Gibiteca Turma do Pererê.
Membro da Comissão Julgadora de Premiação do Salão de Humor do Piauí (2005), Brasília (2005), Piracicaba (2018), Belém (2018) e China (2019)
Tem trabalhos publicados em diversos jornais e revistas brasileiros e do exterior.
28 livros publicados, com destaque para o livro «Ziraldo – Ao Mestre Com Carinho» (Editora Melhoramentos), premiado com o Troféu HQ MIX. (2019)
Editor, membro da equipe internacional do MAC – Morocan Association of Cartoon, dentro do projeto “Cartoons Anthology” (Romênia)
Colaborador de importantes editoras do país, tais como: Melhoramentos, Positivo, Moderna, FTD, Leya Edições, Pitágoras, Base Editorial(PR), Kroton, Alto Astral, FUNEC, Organização Educacional Farias Brito (CE) e para diversos autores.
Presidente da Associação Estação Cultural de Caratinga.
Idealizador da 1ª Feira Literária de Caratinga (2018)
Chargista do Diário de Caratinga, durante 13 anos e do Diário de Manhuaçu e Diário de Teófilo Otoni em 2015 e 2016. Colabora com diversos sites de humor, com destaque para o Chargeonline e Brazilcartoon.
Segundo Edra, “diante das inquietações, ansiedades, dificuldades e com todas as inseguranças causadas durante este período em que a humanidade vem sofrendo com esse ataque avassalador, Deus não deixou-me perder a fé e esperança diante do inesperado inimigo invisível que por hora aflige-nos, deixando-nos reféns e impotentes.
O artista de modo geral é de uma sensibilidade à flor da pele e, talvez por isso, sentimo-nos mais atingidos. Tomado por essa comoção, em algum desses momentos, logo no início do isolamento social, sem quê e nem por quê, peguei uma caneta esferográfica e comecei a rabiscar nas folhas em branco que estavam ao meu alcance. De forma despretensiosa, sem esboço, sem a mínima ideia do que iria sair nesses desenhos de traços rápidos e intuitivos, de uma maneira que até então nunca havia praticado. Nada ligado aos cartuns, charges e quadrinhos, no exercício de 40 anos no exercício da profissão de cartunista Foi uma forma de preencher o meu tempo, servindo de válvulas de escape, amenizando a minha tensão.
Resolvi, timidamente, a postá-los nas redes sociais com denominação ‘Rabiscos Confinados’. A cada desenho comecei a sentir que estava passando mensagens com um leque de interpretações e, ao mesmo tempo, expressando um sentimento coletivo. Para a minha surpresa, hoje atingi a marca de 300 desenhos.”
Para ver mais trabalhos:
https://www.facebook.com/edra.cartunista/photos
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024