O evento ‘Dramaturgias em Danças Contemporâneas Negras – Gira de Debate’ acontece no dia 12 de setembro às 16h00 na plataforma O.C. Oswald Andrade
Entre os dias 01 e 11 de setembro de 2020, a Nave Gris Cênica recebe inscrições para o ‘Dramaturgias em Danças Contemporâneas Negras – Gira de Debate’, o evento, que discutirá as especificidades dramatúrgicas presentes nas produções das danças contemporâneas negras e em danças fundamentadas nas culturas negras e ameríndias, acontecerá no dia 12 de setembro de 2020, às 16h00 na plataforma O.C. Oswald Andrade.
No campo da performance e da dança tornou-se cada vez mais comum a incorporação do termo dramaturgia na construção de obras e, algumas vezes, de profissionais que desenvolvem especificamente a função de dramaturgistas durante os processos de criação. Temos atualmente diversos pesquisadores que se debruçam sobre a produção de dramaturgias na dança, mas fica evidente o quão amplo e eurocentrado é essa área de estudo e o quanto é ainda inexplorado quando se trata das danças contemporâneas negras ou danças que se inspiram nas culturas negras e ameríndias.
O encontro ‘Dramaturgias em Danças Contemporâneas Negras – Gira de Debate’ faz parte do projeto “Mãos que bordam o tempo, pés que acordam o chão – circulação dos espetáculos A-VÓS e Corredeira”, contemplado pela 27ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.
Sobre os debatedores e a Nave Gris:
Carmen Luz é coreógrafa, cineasta, curadora, artista audiovisual e cênica. Fundadora, coreógrafa e diretora artística da Cia. Étnica de Dança e Teatro e integrante da Orquestra de Pretxs Novxs.
Renata Lima, docente da Universidade Federal de Goiás, é diretora artística da Núcleo Coletivo 22, capoeirista do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô, pesquisadora de performances negras e poéticas afro-ameríndias.
Kleber Lourenço é artista da Dança e do Teatro. Dirige o Visível Núcleo de Criação e é doutorando em artes pela UERJ.
A Nave Gris Cia Cênica dedica-se à pesquisa e criação da cena como campo de pluralidade, espaço expandido e limiar entre dança e teatro, tendo nas culturas afro-brasileiras e ameríndias as motrizes para sua produção artística.
Serviços:
Dramaturgias em Danças Contemporâneas Negras – Gira de Debate
Mediação: Nave Gris Cia Cênica (Kanzelumuka e Murilo De Paula)
Debatedores: Carmen Luz, Kleber Lourenço e Renata Lima
Dia: 12/09/2020
Horário: Das 16h às 18h30
Local: O.C. Oswald de Andrade, atividade online
Plataforma de exibição: Google Meet
Inscrições: por meio do site do site http://navegris.com.br/ no período de 01/09/2020 à 11/09/2020.
Imprensa: Iara Filardi
55 11 2352 0881 | 55 11 9 9318 3805
…
- Pequeña historia de META - 2 de fevereiro de 2026
- II Prêmio Laurel de Literatura - 30 de janeiro de 2026
- Chove chuva, chove sem parar… - 30 de janeiro de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

