O programa, exibido originalmente em 2007, vai ao ar à 00h de domingo (30/8) para segunda-feira
Nesta semana, o Brasil perdeu Washington Novaes, um dos grandes nomes do jornalismo socioambiental. Para homenageá-lo, a TV Cultura apresenta uma edição do Roda Viva com Novaes, exibida originalmente em 2007. No programa, entre outros assuntos, ele fala sobre a produção do documentário Xingu: A Terra Ameaçada, em que mostra como o convívio com os brancos alterou a rotina do Parque Indígena do Xingu. Vai ao ar à 00h de domingo (30/8) para segunda-feira.
Duas décadas depois da realização de Xingu: A Terra Mágica, o jornalista voltou à Amazônia em 2006 para registrar as mudanças na comunidade, resultado da devastação ambiental e da globalização. A nova série de documentários mostrou a rapidez das mudanças na região, com o Parque Indígena no Xingu rodeado de fazendas com plantações de soja e gado.
A bancada de entrevistadores do programa contou com a participação de Mário Santos, engenheiro; Selma Gomes, coordenadora do programa Povos Indígenas; Glaucia Paschoal, produtora cultural do Prêmio Culturas Indígenas; Zilda Mendes, professora do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Enrique Svirsky, secretário-executivo adjunto do Instituto Ambiental; Maurício Fonseca, historiador e coordenador do Prêmio Culturas Indígenas; entre outros nomes.
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

