setembro 19, 2024
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba
Exposição de Artes Janelas do Brasil
Homenagem ao concurso Miss Brasil
O luar e o amor
Aldravia (3)
Em toda estação há solidão
Penso em ti e logo te quero
Últimas Notícias
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba Exposição de Artes Janelas do Brasil Homenagem ao concurso Miss Brasil O luar e o amor Aldravia (3) Em toda estação há solidão Penso em ti e logo te quero

S.A.R.I. Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho: um príncipe a serviço da humanidade!

S.M.R.I. Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho

Nasci para um propósito: fazer o bem a todos independentemente das circunstâncias. Viva a vida, ignore toda negatividade!
Viva a educação! Viva a família! Viva a monarquia!
Viva o Brasil! Viva Deus, acima de tudo! (Dom Alexandre)

Hoje (29 de agosto), às 16h,  a FEBACLA – Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e a Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente realizarão uma cerimônia do Sodalício Acadêmico, por meio de videoconferência realizada através do aplicativo Meet, com o objetivo de comemorar o aniversário de S.M.R.I, Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho e a outorga das seguintes condecorações:

COMENDA SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO
COMENDA RAFAEL SANZIO
COMENDA VITÓRIA RÉGIA
TÍTULOS DOUTOR HONORIS CAUSA
COMENDA LÁUREA ACADÊMICA QUALIDADE OURO
TÍTULOS DE CAVALEIRO OU DAMA COMENDADORA DA ORDEM DE GOTLAND
TÍTULOS DE NOBREZA DA AUGUSTÍSSIMA E SOBERANA
CASA REAL E IMPERIAL DOS GODOS DE ORIENTE

REIS E PRÍNCIPES

Falar sobre reis e príncipes é evocar batalhas épicas do passado, em especial as ocorridas na Idade Média (476 a 1.453 d.C). É evocar toda sorte de armas – catapultas, machados, lanças, bestas, arco e flecha, espadas… – com as quais as escaramuças se tornavam sangrentas.

A figura dos reis e príncipes, por outro lado, povoaram o imaginário popular com personagens heroicos míticos, históricos  e idealizados por artistas, a exemplo do Rei Arthur,  de ‘El Cid’ (Rodrigo Díaz de Vivar (Burgos, Espanha, 1043 – Valência, 10 de julho de 1099) e do Príncipe Valente (personagem criado pelo desenhista de quadrinhos norte-americano Hal Foster, em 1937), cujas ações implicavam a imagem de cavaleiros fortes, destemidos, justos e piedosos.

Atualmente, reis e príncipes não armam exércitos para guerras cruéis; reis e príncipes não usam armas mortíferas de dizimação em massa. Modernamente, há príncipes que empenham-se em  outros ‘combates’. São Príncipes Mecenas, num Mecenato de Luz Universal!

E é para um Príncipe Mecenas, que reconhece e outorga honrarias a homens, mulheres e entidades disseminadoras das Ciências, das Letras e das Artes que, hoje, o Jornal Cultural ROL presta homenagem à S.M.R.I. Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho: um príncipe a serviço da humanidade!

S.M.R.I. PRÍNCIPE DOM ALEXANDRE DA SILVA CAMÊLO RURIKOVICH CARVALHO

O Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, com o nome Tronal de Dominus Herodotus Alexandros Iº de Leão, é brasileiro, casado, nascido em 20/08/1974 na Cidade de Nova Iguaçu (RJ), filho de S.A.R.I. Dom Severino Camêlo de Carvalho e S.A.R.I. Dona Valdete Vicente da Silva Carvalho, tem em sua Linhagem Varonil a ilustre Família CAMÊLO, do Sangue Real e Imperial dos Reis de Leão, dos Reis Godos e dos Reis de Dardânia.

Sua Alteza Real e Imperial, o Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho descende diretamente em linha Primogênita ininterrupta de D. Gonçalo Martins Cunha Camêlo, descendente direto do Rei Ramiro II de Leão.

Sua Alteza Real e Imperial, o Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho é Chefe da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, Príncipe e Grande Duque de Gothia e todo Oriente, Príncipe de Leão, Soberano Grão Mestre das Ordens de sua Casa Real e Imperial, Grande Arconte Basileus com assento no Consistória dos Magistrados Soberanos do Patriarcado Ecumênico da Santa Ortodoxia Cristã Latina. É Reitor e Diretor Acadêmico do CSAEFH – Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos.Guardião e Moderador do Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz e Presidente da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes.

                        A Sagração Real e Imperial

A Sagração Real e Imperial de Sua Majestade Real e Imperial Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho foi feita de acordo com as tradições das monarquias. Os Reis devem recebe a sagração Real por um Bispo com Legítima Sucessão Apostólica, confirmada por outro Bispo com igual legalidade Apostólica.

A Cerimônia de Sagração Real foi realizada por Sua Eminência Reverendíssima Dom Edivaldo dos Santos, Arcebispo Primaz da Santa Igreja Católica Apostólica da Redenção, com Sucessão Apostólica Petrina, de Sua Santidade o Papa Paulo VI, e confirmada por Sua Eminência Reverendíssima Dom Genival Martins de Oliveira Arcebispo Arquidiocesano da Província Eclesiástica de São Paulo e Sul de Minas gerais, Membro do Sagrado Colégio Eclesiástico e com assento no Santo Sínodo da Santa Igreja Católica Apostólica da Redenção. Sagração realizada na Arquidiocese de São Paulo e Sul de Minas Gerais em 29 de Julho de 2014, ano da Graça de nosso Senhor Jesus Cristo.

As prerrogativas dinásticas de Sua Majestade Real e Imperial o Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho são advindas por Direito de Sangue, Direito Histórico, Direito Genealógico, Direito de Fons Honorum, Direito de Jus Majestade, Direito Nobiliário e de Direito Internacional.

Alguns reconhecimentos importantes

Estudos Genealógicos expedidos pelo Reverendo Padre Otavio Duarte Santos, Sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, Licenciado em História pela Fundação de Ensino Superior de Olinda- FUNESO/PE, Historiador com ênfase em História Antiga e Medieval. Documento expedido na Cidade de Recife, PE, em 27 de Julho de 2012.

Sua Alteza Real e Imperial Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho foi reconhecido como legítimo Príncipe defensor perpetuo e legítimo da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente pela Corte de Justiça Arbitral Internacional, através da Sentença nº 0714/2013 – Lei 9307/06 Convenção de Nova Iorque de 10/06/1958, Ação de Reconhecimento de Propriedade de Legitimidade de Títulos Dinásticos em 14 de Julho de 2013.

Bula de Reconhecimento de Prerrogativas Dinásticas expedido por Sua Eminência Reverendíssima Dom Dirceu Falcão Ibaldo, Arcebispo Primaz da Igreja Anglicana Ortodoxa no Brasil, Província Eclesiástica Anglicana Ortodoxa Sul brasileira. Documento expedido na Cidade de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul na Sede Episcopal em 18 de Outubro de 2013.

Santa Bula de Reconhecimentos de Prerrogativas dinásticas emitida por Sua Eminência Reverendíssima +++Dom Ricardo Lorite de Lima, Arcebispo Primaz a Igreja Anglicana do Brasil, Chanceler Metropolitano e Presidente do Consistório de Bispos da Comunhão Anglicana. Dado e passado na Cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo em 13 de Outubro de 2013.

Reconhecimento Episcopal expedido por Sua Beatitude Sagrada Patriarca Dom Poama Gratiel Paun, Metropolia Veterodoxa di tutta Europa e Exacato Veterodoxo di tutta Africa. Dado e passado na Cidade de Resita, Romênia em 18 de Março de 2014.

Santa Bula Episcopal de Reconhecimentos de Prerrogativas dinásticas emitidos por Sua Eminência Reverendíssima Dom Genival Martins de Oliveira, Arcebispo Arquidiocesano da Província Eclesiástica de São Paulo e Sul de Minas Gerais. Dado e passado na Cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais em 08 de Novembro de 2013.

Reconhecimento de Sua Alteza Imperial Real Apostólica Prince Alexander Comnène Palaiologos Maia Cruz, Brasileus Basilion “de iure” Chefe Augusta Casa Imperial Aertrijcke Comnène Palaiologos. Dado e passado na Cidade de Caraguatatuba, Estado de São Paulo em 18 de Outubro de 2013.

Benção Apostólica Concedida A Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente por Sua Eminência Reverendíssima Bispo Dom Genival Martins de Oliveira, Arcebispo Arquidiocesano da Província Eclesiástica de São Paulo e Sul de Minas Gerais. Documento expedido em 20/12/2013.

Diploma de Honra concedido ao Chefe da Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente pela Soberana Orden Templaria de San José. Dado en San José de Costa Rica el 30 de Julio de 2013.

S.A.R.I Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, recebeu o Título de GRANDE ARCONTE BASILEUS com assento no Consistório dos Magistrados Soberanos no Patriarcado Ecumênico da Santa Ortodoxia Cristã Latina. Documento expedido em Santiago em 12/03/2014.

Bula de Reconhecimento de Prerrogativas dinásticas concedida por Sua Eminência Reverendíssima Dom Edivaldo dos Santos, Arcebispo Primaz da Igreja Católica Apostólica da Redenção – Governo Central com Sede Episcopal na Cidade de Luziânia – GO.

Documento expedido em 29 de Julho de 2014.

Carta Patente de Reconhecimento Expedida em favor da Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. Reconhecimento concedido por Sua Beatitude Sagrada Dom Moysés Barbosa, Grão-Chanceler e Guardião da Soberana e Real Ordem Religiosa das Testemunhas de Jesus Cristo. Documento expedido em 17 de Outubro de 2014.

Bula de Reconhecimento de Prerrogativas Dinásticas concedida por Sua Beatitude Sagrada Dom Dirceu Falcão Ibaldo Patriarca Ecumênico Servus Gratia Dei + Pró Christi Et Ecclesia – Patriarcado Ecumênico da Santa Ortodoxia Cristã Latina.  Documento expedido em 28/09/2014.

                              Currículo Acadêmico

– Presidente da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes;

– Vice-Presidente da Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos – OMDDH com ofício de Grão-Chanceler Internacional

– Reitor do Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos;

–  Membro da ARTPOP – Academia de Artes de Cabo Frio;

– Membro Honorário da ACLA/MG – Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais;

– Membro Honorário da ANBA – Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências;

– Membro Honorário da ABLA – Academia Boituvense de Letras e Artes;

– Membro Honorário da Academia de Letras y Artes de Valparaiso – Chile;

– Membro Honorário da Academia Nogueirense de Letras;

– Doutor em Teologia, Filosofia e Ciência da Religião;

– Juiz Arbitral, Juiz de Paz e Capelão;

– Escritor, Palestrante e pesquisador;

– É detentor de centenas de Títulos, Medalhas e Condecorações Acadêmicas no Brasil e Exterior.

A AUGUSTÍSSIMA E SOBERANA CASA REAL E IMPERIAL DOS GODOS DE ORIENTE

Denominada Casa da Gothia, é uma dinastia histórica memorial em exílio, que visa EXCLUSIVAMENTE à preservação memorial e as tradições dos povos godos, visigodos e ostrogodos, e destina-se a resgatar e preservar os retalhos históricos perdidos no tempo.

GOTHIA é um nome dado a vários lugares onde os godos viveram durante suas migrações, incorporado hoje a República da Suécia. As Regiões da GOTHIA ou GOTLAND consistiam de pequenos reinos.

Mapa do Antigo Reino da GOTHIA ou GOTALAND

Os Títulos da Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente são Honoríficos (simbólicos), não passam de bens imateriais e históricos. A Restauração Histórica do reino da Gothia visa recuperar e perpetuar para a história mundial a existência de um estado perdido nas brumas do tempo.

A Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente vê as nobilitações como honras que dignificam e conservam a história de um Reino ou de uma Dinastia.

A AUGUSTÍSSIMA E SOBERANA CASA REAL E IMPERIAL DOS GODOS DE ORIENTE, sendo uma instituição ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE destinada às causas da filantropia, preservação histórica, cultural e de memória genealógica, e de família, não visa ou vislumbra ter participações em governos, não possui quaisquer vínculos com partidos políticos, seja qual for a sua linha ideológica, filosófica, partidária ou de militância. É apolítica, neutra e afastada de todas e quaisquer questões relacionadas às disputas partidárias ou qualquer outro movimento Politico-Partidário-Ideológico de qualquer natureza, INCLUSIVE os movimentos Pró-Monarquistas ou Contra Monarquistas.

A AUGUSTÍSSIMA E SOBERANA CASA REAL E IMPERIAL DOS GODOS DE ORIENTE, respeita as leis, o povo brasileiro, o Brasil e demais nações, uma pátria livre e soberana, o governo estabelecido e as suas instituições.

Na atual fase da História a AUGUSTÍSSIMA E SOBERANA CASA REAL E IMPERIAL DOS GODOS DE ORIENTE tem como Chefe Oficial e Jurídico Sua Majestade Real e Imperial Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho.

Os Títulos de Nobreza outorgados pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, na pessoa de S.M.R.I Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, são bens IMATERIAIS E HISTÓRICOS, que visam galardoar pessoas que se destacarem em seu meio social, exemplificando méritos e virtudes incomuns.

ORDENS DA AUGUSTÍSSIMA E SOBERANA
CASA REAL E IMPERIAL
DOS GODOS DE ORIENTE SOBERANA

ORDEM EQUESTRE PRÍNCIPE DA PAZ

A Soberana Ordem Equestre Príncipe da Paz, foi fundada em 10 de Abril de 2010 por Sua Majestade Real e Imperial Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho em homenagem ao Senhor Jesus Cristo, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores o “PRÍNCIPE DA PAZ”.
 
O Grão-Piorado Autônomo da Soberana Ordem Equestre Príncipe da Paz, honrará àqueles que se destacarem na Sociedade em suas qualidades artísticas, literárias, profissionais e intelectuais, em especial Ministros de confissão Religiosa. 
 
 
 
 A Ordem é detentora dos seguintes Graus:
 
GRÃO COLAR
Destinado exclusivamente a Chefes de Estado
em circunstância que justifique
esse especial agraciamento.
 
 
 
 
GRÃ CRUZ
Destinado a Chefes de Estado, Chefes de Governo, Príncipes das Casas Reinantes, Presidente do Poder Legislativo, Presidentes das Cortes Supremas de Justiça, Ministros de Estado, Embaixadores, Governadores, Almirantes, Marechais, Marechais-do-Ar, Almirantes-de-Esquadra, Generais-de-Exército, Tenentes-Brigadeiros e outras personalidades de hierarquia equivalente.
 
 GRANDE OFICIAL
Destinado a Enviados Extraordinários e Ministros Plenipotenciários, Presidentes das Câmaras Legislativas, Presidentes de Tribunais de Justiça, Vice-Almirantes, Generais-de Divisão, Majores-Brigadeiros, Ministros-Conselheiros de Embaixada, e outras personalidades de hierarquia equivalente.

COMENDADOR

Destinado a Encarregados de Negócios efetivos, Conselheiros de Embaixada ou Legação, Membros de Parlamento e das Cortes de Justiça, Contra-Almirantes, Generais-de-Brigada, Brigadeiros-do-Ar, Cônsules-Gerais, Presidentes de Associações Literárias, Científicas ou Comerciais, Professores de Universidades, a Primeiros Secretários de Embaixada ou Legação, Oficiais Superiores das Forças Armadas, Juízes de Primeira Instância, Promotores Públicos, Escritores, Artistas, Membros de Associações Literárias, Científicas ou Comerciais, Professores de Universidades, e outras personalidades de hierarquia equivalente.

Cavaleiro / Dama

Destinado a Segundos e Terceiros Secretários de Embaixada ou Legação, Cônsules de carreira, Adidos civis, Oficiais das Forças Armadas, Professores de curso secundário, Artistas, Desportistas, e outras personalidades de hierarquia equivalente

REAL ORDEM DOS CAVALEIROS E DAMAS DO REI RAMIRO II DE LEÃO

A Real Ordem dos Cavaleiros e Damas do Rei Ramiro II de Leão é Patrimônio Histórico e Cultural da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente.

A Real Ordem dos Cavaleiros e Damas do Rei Ramiro II de Leão visa homenagear à memória do rei Ramiro II de Leão, rei de Leão no período de 931 a 951. Filho do rei Ordonho II de Leão e de Elvira Mendes.

O reino medieval de Leão teve a sua origem na transferência da capital do reino das Astúrias de Oviedo para a cidade de Leão, nos tempos de Afonso III das Astúrias. Mais tarde, por sua morte, este rei dividiu o seu reino entre os seus três filhos: Fruela II governou nas Astúrias, Ordonho II na Galiza, e Garcia I em Leão; pelas suas mortes sucessivas, todos viriam a reinar sobre o reino de Leão.

SOBERANA ORDEM DA COROA DE GOTLAND

A Soberana Ordem da Coroa de Gotland é Patrimônio Histórico e Cultural da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente.

A soberana Ordem da Coroa de Gotland visa homenagear a memória de Sua Majestade o Rei Athanerik que é considerado o primeiro Rei Godo.

Em torno do ano 300, Sua Majestade o Rei Athanerik unificou todas as tribos godas sob sua soberania e formou o primeiro Reino Godo em terras da atual Ucrânia e Rússia, terras até então pertencentes à cultura Chernyakhov.

A Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, Dinastia Real e Imperial da Gothia e todo Oriente, honrará através da Ordem, com o Título Cavaleiro ou Dama Comendadora na Soberana Ordem da coroa de Gotland, todos aqueles que com trabalho comprovado tenham prestado serviços as causas sociais, culturais e humanitárias.

REAL ORDEM DOS CAVALEIROS SAMARTHIANOS

A Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos é uma ordem equestre, Patrimônio Histórico e Cultural da AUGUSTÍSSIMA E SOBERANA CASA REAL E IMPERIAL DOS GODOS DE ORIENTE.
 
Os Cavaleiros Sármatas pertenciam a uma confederação de tribos, de origem Iraniana, que habitaram na Ásia Ocidental e Europa Oriental e eram conhecidos por sua Cavalaria extraordinária, tão admirada pelos romanos que aceitaram cavaleiros Sármatas nas suas Forças.
 
O Exército dos Cavaleiros Sármatas foi o primeiro exército a aceitar que mulheres fossem para guerra. Essas mulheres do Exército Sármata advinham das Amazonas Citas.
Os Cavaleiros Sármatas detinham uma mestria no arco e na arte de Cavalgar.
 
A Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, visando homenagear e proteger a memória dos Heróis Sármatas, ancestrais dos Godos e dos Eslavos, premiará – com o Título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes – os méritos e virtudes de pessoas que se destacarem na sociedade e no âmbito cultural de suas especialidades, com graus nobiliários, mediante proposta do Grão-Mestre, Sua Majestade Real e Imperial Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, Chefe da dinastia dos Godos de Oriente.
 
 
 
CENTRO SARMATHIANO DE ALTOS ESTUDOS FILOSÓFICOS E HISTÓRICOS – CSAEFH
O Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, que tem por Reitor Acadêmico Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, é Patrimônio Histórico e Cultural da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente e tem como finalidade principal incentivar o estudo de Ciências Históricas, Letras, Artes, Filosofia, especialmente aos temas ligados à História dos povos medievais.
Às pessoas que se destacam nas Ciências, Letras e nas Artes, outorga-lhes os Títulos de Doutor Honoris Causa Pesquisador em Artes e Literatura
 
 
 
SUPREMO CONSISTÓRIO INTERNACIONAL  DOS EMBAIXADORES DA PAZ
 
O Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz tem como idealizadores S.M.R.I Príncipe Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho e S.A.R.S. Príncipe Dom Genival Martins de Oliveira. O Lançamento Oficial foi realizado no dia 13 de dezembro de 2014, no Quartel General da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
 
O Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz tem como atribuições: conceder as devidas láureas de reconhecimento, nobilitação, medalhística, diplomação e a pública exaltação, de Autoridades e Personalidades, Pacifistas e Pacificadores que no desempenhar diário de suas funções, se destacaram pela causa e os ideais da paz. Profissionais e Cidadãos que se empenham por um mundo melhor, mais justo, mais humano, com menor desigualdade.
 Às pessoas que se apoiam trabalhos voltados para o bem-estar das comunidades, especialmente valorizando crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e, ainda, por serem culturas da preservação ambiental, outorga-lhes o Título Honorífico de Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça

 

A FEBACLA

FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, presidida por S.M.R.I. Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, é uma associação civil de direito privado, apartidária, sem finalidades econômicas e sem fins lucrativos e de natureza cultural, idealizada com base nas diretrizes históricas da FALB (Federação das Academias de Letras do Brasil – fundada em 1936, que tem por objetivos estatutários:

I – Estimular e promover a cultura, as ciências sociais e as artes, a valorização do Idioma e as Letras;

II – Contribuir para a preservação da memória dos vultos que se distinguiram na história literária Internacional;

III – defender o patrimônio cultural, em especial no tocante aos acervos literários, artísticos, estéticos, científicos, históricos, turísticos e paisagísticos;

IV – Apoiar iniciativas e eventos literário cultural e entidades voltadas para o desenvolvimento das publicações literárias e artísticas, a memória e a história Brasileira;

V – Homenagear através de cerimônias de outorga de medalhas:

a) – Os cidadãos e instituições que por virtudes patrióticas difundem e mantém o culto dos feitos gloriosos dos civis e militares da nação brasileira e do exterior;

b) – Os cidadãos e instituições que se destacaram em suas respectivas áreas profissionais;

c) – Os cidadãos e instituições que tenham se destacado em relevantes contribuições a cultura brasileira;

d) – Os cidadãos e instituições que se destacaram pelos seus atos morais, sociais e patrióticos, para o engrandecimento do Brasil.

VI – Prestar assessoria e consultoria, sempre que solicitado, e opinar sobre questões relacionadas com a cultura, as artes, as ciências sociais e a história no Brasil;

VII – Fomentar a cooperação e o intercâmbio entre academias e entidades congêneres; e

VIII – Promover concursos literários, salão de artes plásticas e antologias.

TÍTULOS, MEDALHAS E COMENDAS 

Pessoas e entidades representantes das Ciências, das Letras e das Artes são reconhecidas e agraciadas pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente e pela FEBACLA, com as seguintes honrarias:

TÍTULOS NOBILIÁRQUICOS CONCEDIDOS PELA AUGUSTÍSSIMA E
SOBERANA CASA REAL E IMPERIAL DOS GODOS DE ORIENTE

Os títulos de nobreza outorgados pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente na pessoa do seu Soberano, são bens imateriais e históricos que visam galardoar pessoas que se destacarem em seu meio social, exemplificando méritos e virtudes incomuns.

Serão outorgadas as seguintes patentes nobiliárquicas: BARÃO e BARONESA, VISCONDE e VISCONDESSA, CONDE e CONDESSA e MARQUÊS e MARQUESA.

No ato da investidura, o nobre receberá carta patente (Documento Oficial de Investidura), Diploma, Medalha, Brasão de Armas e outros Títulos da Casa Real e Imperial.

TÍTULOS, COMENDAS E MEDALHAS CONCEDIDAS PELA FEBACLA

COMENDA LÁUREA ACADÊMICA QUALIDADE OURO

A comenda Láurea Acadêmica Qualidade Ouro, a mais alta comenda da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e História,  foi criada como forma de reconhecimento a ser conferida a acadêmicos, escritores, poetas, músicos, pintores, jornalistas, historiadores, educadores, juristas, dançarinos, artistas em geral, apreciadores das ciências, letras e artes e personalidades culturais brasileiras, reconhecidas como de real valor, que tenham contribuído de modo eficaz para o reconhecimento e a defesa da Cultura Nacional.

                  MEDALHA NOTÓRIO SABER CULTURAL

A medalha notório saber cultural é uma condecoração criada pela FEBACLA que se destina a distinguir pessoas, entidades e grupos artísticos, a título de reconhecimento dos relevantes serviços prestados à Cultura Brasileira.

ACADÊMICO CORRESPONDENTE

Poderá ser acadêmico correspondente artistas, poetas, escritores e acadêmicos de outras academias ou membros de entidades congêneres, tendo como compromisso representar a FEBACLA em sua Cidade ou Região.

ACADÊMICO NACIONAL DE GRANDE HONRA

Poderá ser Acadêmico Nacional de Grande Honra escritores, artista de relevo ou pessoa de notória cultura ligada a movimentos culturais de comprovada relevância. Também poderá ser Acadêmico Titular quem houver produzido trabalhos de valor literário, científico, cultural e/ou de pesquisa e/ou tiver prestado inestimáveis serviços à comunidade no exercício de cargos ou funções públicas e/ou privadas.

COMENDA BENFEITOR CULTURAL DA HUMANIDADE– GRAU GRANDE OFICIAL

A Comenda Benfeitor cultural da Humanidade – Grau Oficial é concedida a Acadêmicos e Autoridades Civis e Militares em reconhecimento aos seus atos meritórios, culturais, cívicos e sociais, concorrendo para a integração e engrandecimento do Brasil e a cultura universal.

             COMENDA PRÍNCIPE DOS POETAS BRASILEIROS

A Comenda Príncipe dos Poetas Brasileiros é concedida a poetas, escritores, apreciadores da literatura e personalidades culturais brasileiras, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa, promoção e valorização da Cultura Nacional.

GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL DE LITERATURA MACHADO DE ASSIS

O  Grande Prêmio Internacional de Literatura Machado de Assis é concedido a escritores, professores

da língua portuguesa, educadores, apreciadores da literatura e personalidades culturais brasileiras, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa, promoção e valorização da Cultura Internacional.

COMENDA SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO – FEBACLA

A Comenda Sete Maravilhas do Mundo Moderno é destinada a agraciar personalidades civis e militares que tenham se destacado por suas ações meritórias, reconhecidas como abnegadas e de inestimável valor, ou pelos relevantes serviços prestados a sociedade no campo sociocultural.

            COMENDA RAFAEL SANZIO

A COMENDA RAFAEL SANZIO será concedida aos Artistas, apreciadores das Artes e Personalidades Culturais Brasileiras, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa, promoção e valorização da Cultura Nacional.

                      COMENDA VITÓRIA RÉGIA

Concedida em reconhecimento aos atos meritórios literários, culturais, cívicos e/ou sociais, concorrendo para a integração e engrandecimento das cinco regiões do Brasil, sobretudo da Região Norte

COMENDA DO MÉRITO HISTÓRICO                      GUANABARA

O presidente da FEBACLA,  no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias, estabeleceu, na data de 19/12/2018, e por meio do Decreto Acadêmico 01219.008/2018, a criação da Comenda do Mérito Histórico Guanabara.

Guanabara foi um estado do Brasil de 1960 a 1975, que existiu no território do atual município do Rio de Janeiro. Em sua área, esteve situado o antigo Distrito Federal. A palavra Guanabara tem sua origem no tupi guaná-pará, que significa seio-mar.

Serão agraciados com a referida Comenda Acadêmicos, Autoridades Civis, Militares e Religiosas, Personalidades no Brasil e no exterior que tenham prestados relevantes serviços em prol da Cultura Brasileira.

MEDALHA PATRONO DAS LETRAS E DAS CIÊNCIAS

A Medalha Patrono das Letras e das Ciências é destinada a condecorar personalidades civis e militares, brasileiros e estrangeiros, credores de reconhecimento por suas atividades profissionais, sociais e culturais, aquele que, por suas qualidades ou valor em relação as instituições culturais, for julgado merecedor dessa honraria.

A Medalha é uma homenagem ao Imperador Dom Pedro II. “Nasci para consagrar-me às letras e às ciências”, o imperador comentou em seu diário pessoal em 1862. Ele sempre teve prazer em ler e encontrou nos livros um refúgio para a sua posição. Sua habilidade para relembrar trechos que havia lido no passado era notável.

Os condecorados também são agraciados com um bottom do Imperador D. Pedro II.

COMENDA MULHER VIRTUOSA

Instituída em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, A COMENDA MULHER VIRTUOSA é concedida a personalidades culturais brasileiras, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa, promoção e valorização da Cultura Nacional.

Fontes de Pesquisa:

Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho. http://artpopcabofrio.blogspot.com/2012/03/principe-dom-alexandre-da-silva.html>. Acesso em: 02/08/2020)

Histórico da Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. http://preliasbatista.blogspot.com/p/historico-da-casa-real-e-imperial-dos.html> Acesso em: 24 ago. 2020

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo