Palestra do professor Dagoberto Melbius contará a história do Colégio Lageado dia 22 em Itapetininga
O IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga, a ACADEMIA ITAPETININGANA DE LETRAS, o MIS – MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE ITAPETININGA e o INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PEIXOTO GOMIDE (atual E.E. Peixoto Gomide), vão realizar um evento cultural da mais alta importância cultural, comemorativo do Dia do Professor.
O evento acontece no próximo dia 22, no Salão Nobre do Instituto de Educação Peixoto Gomide, com inicio às 20 horas e entrada franqueada ao público. O palestrante é o psicopedagogo sorocabano, professor Dagoberto Mebius, que falará sobe o ‘Collegio do Lageado de Campo Largo de Sorocaba’, uma instituição de ensino fundada em 1859 localizada onde hoje se localiza a cidade de Araçoiaba da Serra, que ficou famosa no Brasil inteiro pela excelência de seus ensinamentos e onde estudaram muitos dos principais personagens que hoje fazem parte de nossa história.
O ‘Colégio do Lageado’ é uma relíquia histórica e é considerado por muitos estudiosos como tendo sido ‘o berço’ da Educação de qualidade na nossa região.
Espera-se a presença de professores de História, educadores de toda a área de Diretoria de Ensino de Itapetininga (DERITA), de todos os confrades e confreiras do IHGGI, do ‘imortais’ da AIL e do público em geral que gosta de estudar e interessa-se por história, pedagogia e assuntos culturais.
O professor Mebius trabalha com atendimento a crianças do período fundamental das escolas de Sorocaba e Região e tem como foco a melhoria da autoestima dos alunos. Segundo ele, seu trabalho objetiva “eliminar as rotulações impostas de forma inconsistente e banal dadas às crianças enquanto alunas das primeiras séries do fundamental I e II”, atua na área do ‘Brincar’, aprendendo a aprender e faz projetos específicos para escolas e instituições de ensino.
O ‘Colégio do Lageado’ ficava localizado em uma área rural da antiga ‘Vila de Campo Largo de Sorocaba’, hoje Araçoiaba da Serra, próximo à lagoa do Jundiaquara e foi inaugurado em 24 de julho de 1859. Funcionava em regime de internato, atendia a clientela mais importante da época e seu proprietário, diretor e professor era o professor Francisco de Paula Xavier de Toledo.
‘Campo Largo’ era um local de parada dos tropeiros para engorda das mulas antes de serem vendidas nas feiras de Sorocaba. Sobre isso, na internet é possível encontrar estudos de Dagoberto Mébius, entre eles um onde aparece uma foto dessa escola em 1876 e das ruínas da capela do colégio, tirada em 1929. Quem quiser mais detalhes sobre o Collegio Lageado deve acessar os saites http://www.histedbr.fe.unicamp.br/rev…/edicoes/…/img3_21.pdf e http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3/Documentos/Individ/Eixo1/277.pdf.
O professor Dagoberto Mebius possui graduação em História pela Universidade de Sorocaba e pós graduação em Psicopedagogia Clínica. Atualmente é coordenador e professor na Oficina de Desenvolvimento de Habilidades, Modelismo e Desenvolvimento Científico do Fundamental I do Colégio Objetivo de Indaiatuba. É também coordenador e professor na Oficina Escotismo e de Habilidades, do Colégio Objetivo Portal da Colina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em projetos e desenvolvimento de materiais de apoio pedagógico. É ainda desenvolvedor de brinquedos, jogos e projetos pedagógicos. Profissionalmente atua nos seguintes temas: história regional, pesquisa histórica, educação em história, lazer, recreação e habilidades de iniciação e do desenvolvimento científico para o Fundamental I e II. Atua nas áreas de Ciências Humanas, Antropologia, História, Educação (Ensino-Aprendizagem) e Divulgação Científica.
Mebius é autor de muitas publicações, entre elas “A História de Sorocaba para Crianças’, ‘Fornos catalães e a fundição no morro’, ‘O Esconderijo do Sol – História da Fábrica de Ferro S. João do Ipanema’, ‘Collegio do Lageado de Campo Largo’, ‘Collegio do Lageado de Campo Largo Ruinas da capela”, “O Prof. Francisco de Paula Xavier de Toledo e o Colégio do Lageado’, ‘Araçoiaba da Serra – História e Iconografia’, ‘Brincar… é assim que se aprende’ e ‘Manuais técnicos para Lobinhos e Escoteiros’, entre muitos outros trabalhos apresentados em congressos e encontros especializados. É também coordenador educacional com atuação nas oficinas interativas para alunos do período extracurricular, denominado ‘Período Integral na Unidade Portal da Colinado Colégio Objetivo de Sorocaba’
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.