A obra reúne artigos e crônicas escritas pelo autor no período de 2001 a 2009 quando se encontrava no serviço ativo da Polícia Militar do Maranhão como Oficial Superior, fruto de seus estudos, pesquisas e experiência
‘Ponderações de um Observador Privilegiado‘ é o título do livro do Cel Carlos Furtado, que será lançado neste dia 31 de outubro, das 18h às 21h30, na Livraria AMEI no Shopping São Luís no Jaracaty.
A obra reúne artigos e crônicas escritas pelo autor no período de 2001 a 2009 quando se encontrava no serviço ativo da Polícia Militar do Maranhão como Oficial Superior, fruto de seus estudos, pesquisas e experiências.
Segundo o Prof. Alberto Tavares, prefaciador da obra: “O livro revela informações sobre a seara da segurança pública, onde é enfocado a violência e a criminalidade numa visão realística, sem teoricismo. A angustiante falta de apoio pelo poder público, onde são apontadas medidas técnicas para obviar a crise que desestimula e impede os organismos policiais de cumprirem sua missão sagrada de zelar pela segurança do cidadão e implementar a garantia da lei e da ordem”.
Já o editor destaca: “A obra apresenta uma visão objetiva, temperada por uma crítica construtiva e equilibrada de acontecimentos vivenciados pelo Cel. Furtado no âmbito de sua carreira policial. Os relatos apresentados permitirão ao leitor compreender o real significado da atividade policial militar, portanto, é de fundamental importância para oficiais policiais militares, pois, suas lições trazem contribuem para resolver eventuais crises de identidade, comprovando o valor institucional para a sociedade”.
O autor
Carlos Augusto Furtado Moreira, é um dos mais brilhantes oficiais de sua geração. Paralelamente à sua formação profissional na Polícia Militar do Maranhão, onde realizou todos os cursos regulares (Formação de Oficiais em MG, Aperfeiçoamento e Superior de Polícia no PA), frequentou cursos complementares na área ambiental, polícia comunitária, gestão de pessoal, gestão orçamentária, gestão de ensino e gestão financeira.
Foi fundador da Companhia de Choque e do Batalhão Ambiental e comandou o 9° BPM (São Luís), 10° BPM (Pinheiro), a APMGD (formação de Oficiais), em duas oportunidades. Frequentou ainda a Escola Superior de Guerra no RJ e representou o Estado do Maranhão e o Brasil nas Nações Unidas em Guatemala.
Formação
Academicamente é formado em História e Direito, com Especializações em Gestão Estratégica em Defesa Social e em Direitos Humanos, Cidadania e Gestão da Segurança Pública.
AMCLAM
Foi o idealizador, fundador e primeiro presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares, Sodalício que engloba policiais, bombeiros militares e personalidades maranhenses que com estas instituições mantém vínculos de amizade, todos possuidores de habilidades nas áreas da literatura, ciências sociais e artística. Integrantes do Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Civil e das Universidades, prestaram relevantes serviços à sociedade maranhense.
É membro da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal, da Sociedade de Cultura Latina do Maranhão, da União Brasileira de Escritores/MA e da Academia Capixaba de Letras e de Poetas Trovadores do ES.
Autor de artigos, crônicas e poesias, mantém um blog: _Coronel PMMA Furtado_ que abriga suas produções. Participou de várias Antologias e organizou várias obras.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024