As instituições organizadoras do Primeiro Sarau Virtual Integração Cultural fizeram da tecnologia o instrumento para levar afeto, amor e confraternização a uma dimensão imensurável de pessoas
A Academia Caxambuense de Letras – ACL está promovendo, a partir do dia 11 de dezembro de 2020, às 8h00, o pré-lançamento da coletânea do Primeiro Sarau Virtual Integração Cultural.
Para a Academia Caxambuense de Letras e seus parceiros a inovação parece não ter fim.
Em setembro de 2020, a união de grande instituições literárias do nosso país fez nascer um dos maiores eventos literários de nossa época de isolamento social.
Com o uso da tecnologia, coragem e responsabilidade, a união destas instituições, organizou o ‘Primeiro Sarau Virtual Integração Cultural’, levando a poesia, a música, contos e crônicas a todo o território nacional, alcançando, inclusive, outros continentes.
Pelo caminho, outras grandes instituições jornalísticas foram abraçando o evento, divulgando e transformando o projeto que, inicialmente, foi formatado sem nenhuma pretensão de grandiosidade, em um dos maiores eventos culturais em época de pandemia.
O sarau foi tomando vida própria e construindo sua história, pois, mostrando-se verdadeiro e incentivador, serviu de espelho a outras instituições do país e do exterior.
As instituições organizadoras do Primeiro Sarau Virtual Integração Cultural fizeram da tecnologia o instrumento para levar afeto, amor e confraternização a uma dimensão imensurável de pessoas, por entender que o fim nem sempre é o verdadeiro sentido da vida, porque, segundo elas, “quando achávamos que já nos despedíamos do movimento, a diretoria da Academia Caxambuense de Letras, através de seu presidente, o escritor Leandro Campos Alves, anunciou mais uma inovação: transformar o movimento em uma coletânea”!
Dessa forma, os participantes do Sarau poderiam optar por ter em seu arquivo pessoal a lembrança do movimento que marcou uma época, pois, de acordo com o presidente da Academia Caxambuense de Letras, “toda história passada por gerações através da fala sofre influências da linguagem, da perda da memória pelo tempo, chegando ao esquecimento parcial, ou total em poucos anos. Mas tudo que fica marcado nas páginas de um livro serve como documento verídico de uma época e se perpetua pela história”.
Com o apoio e aprovação das instituições do movimento, nasceu a construção da coletânea.
Porém, novamente a inovação, coragem e incentivo à cultura mostram porque as instituições marcam seu tempo.
Não satisfeito, e na certeza que teriam que fazer algo mais, o Presidente da Academia Caxambuense de Letras e sua diretoria queriam fechar o evento em grande estilo.
Eis que, com esse pensamento, nasce o Pré-lançamento da coletânea do Primeiro Sarau Virtual Integração Cultural, iniciando dia 11 de dezembro de 2020, com encerramento dia 13 de dezembro de 2020, na qual os vídeos de alguns poetas que compõem a obra serão divulgados em todas as páginas da Academia Caxambuense de Letras, mas com o objetivo principal de divulgar a biografia de cada participante, a mesma biografia que compõem a coletânea.
Este Sarau de pré-lançamento, porém, não seria a última surpresa do evento.
Quantos escritores gostariam de ter seus livros dentro de escolas e bibliotecas, servindo como fonte de pesquisa e estudos?
Muitos com certeza!
Com este objetivo, a Academia Caxambuense de Letras, através de seu presidente e sua diretoria, inovou novamente, participando com o projeto de incentivo à cultura para a Lei Federal Aldir Blanc, tendo como primícias entregar cópias do livro, bem como o livro em formado PDF que pertencerá o acervo do Município. As cópias serão distribuídas nas escolas públicas, cumprindo assim, ao término do projeto, o fundamento de incentivo à cultura previsto no estatuto da instituição.
Encerrando também no dia 13 de dezembro de 2020 o ciclo completo do ‘Primeiro Sarau Virtual Integração Cultural’, neste mesmo dia será liberado o link da editora que publicou a coletânea.
Em 2021 a Academia Mineira de Belas Artes será a anfitriã do ‘Segundo Sarau Virtual Integração Cultural’, mostrando que o sonho não acabou e sim, se prepara para renascer mais forte, com mais poetas e Instituições renomadas fazendo parte deste grande movimento.
Leandro Campos Alves convida o público a acompanhar pelas redes sociais da Academia, a partir do dia 11 de dezembro de 2020, às 8h00, o pré-lançamento, com o intuito de conhecer as biografias de alguns grandes poetas, poetisas, contistas e cronistas que compõem a obra.
E termina o convite com uma reflexão: “A semente do futuro, sendo plantada no presente de nossos atos”!
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024