outubro 05, 2024
Línguas e linguagens
Meta – Linguagem
Desalento
Averso
Uma linha férrea, um córrego, muita nostalgia
Márcio Castilho lança De Todos os Tons
No Jornal ROL, a alma fluminense de Augusto Damas!
Últimas Notícias
Línguas e linguagens Meta – Linguagem Desalento Averso Uma linha férrea, um córrego, muita nostalgia Márcio Castilho lança De Todos os Tons No Jornal ROL, a alma fluminense de Augusto Damas!

Finalmente serão iniciadas as obras de recuperação do Centro Cultural de Itapetininga

Itapetininga tem novo projeto para revitalização de Centro Cultural

Obras devem durar até 6 meses no local fechado desde 2011, diz grupo.
Houve dificuldade para achar a empresa especializada, diz secretário.

 matéria publicada pela Tv Tem

A Prefeitura de Itapetininga (SP) aprovou um novo projeto para revitalização do Centro Histórico Cultural, construído em 1878, e um dos primeiros prédios públicos da cidade. O local que já foi cadeia, Fórum, Câmara e Prefeitura está fechado desde 2012 para revitalização. Durante esse tempo, as obras começaram, mas foram paralisadas.

Na época da primeira obra, a prefeitura afirmou que os trabalhos custariam R$ 309 mil. Nesta sexta-feira (13), o secretário de Governo de Itapetininga, Jean Nunes, afirmou que o valor não foi gasto e que o Executivo tem R$ 450 mil à disposição para conclusão da obra  (assista acima uma entrevista com o presidente do MIS sobre prédios históricos em Itapetininga).

Os trabalhos devem durar de três a seis meses, mas que depende do tempo, conta o restaurador Antonio Barros. Segundo ele, é preciso cuidado para manter ao máximo toda história. “Será um trabalho delicado, com uma equipe técnica multidisciplinar muito bem qualificada e que vai possibilitar tornar esse prédio um referencial técnico e arquitetônico para as gerações posteriores.”

Uma das dificuldades da empresa que assumiu a restauração é a situação das madeiras das janelas, que estão estragadas. Segundo o restaurador Fernando de Oliveira, 70% das madeiras serão aproveitadas. “Todo madeiramento é madeira de lei, que não se usa hoje. Tem que ser substituído por uma madeira equivalente, com uma durabilidade bem maior do que se encontra hoje. E, depois, fazer o tratamento de pintura em cima deles”, conta.

O secretário de Cultural Antonio Marcos Polyceno alega que depois de decidir pela revitalização, a prefeitura encontrou dificuldades de encontrar uma empresa que aceitasse realizar o serviço.

“Existe no mercado uma escassez muito grande de restauradores, pessoas especializadas em prédios como este. Uma empresa especializada em construção normal não tem condições de fazer, porque o prédio é antigo, feito com taipa, que é terra socada. Isso requer alguns cuidados especiais, precisando de especialista. Não podemos jamais alterar as características do prédio.”

Centro Cultural de Itapetininga está interditado desde 2012 (Foto: Cláudio Nascimento/TV TEM)Centro Cultural de Itapetininga está interditado desde 2012 (Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)
Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo