
O mural mostra um menino subindo uma estante em uma biblioteca à procura de um livro
O conhecido artista urbano Kobra finalizou na sexta-feira, 22 de janeiro, um mural de 22 metros de altura por 11 de largura, em uma escola na cidade de Sorocaba*, interior de São Paulo.
O mural mostra um menino subindo uma estante em uma biblioteca à procura de um livro. O artista, que não tem formação acadêmica, é autodidata.

“Pesquiso muito as biografias dos ‘personagens’ que destaco em minhas obras e, também, sobre as cidades que visito: busco imagens, fotografias e textos. Por isso, tenho procurado trazer em meus murais a importância dos livros para a cultura do país e para a formação e crescimento das pessoas”, diz o artista urbano, que tem murais em 35 países e já fez 13 obras com temas ligados à literatura e livros em geral.
Antes de iniciar o mural, Kobra utilizou as redes sociais e pediu para que as pessoas sugerissem livros.

“De acordo com a pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, o país perdeu 4,6 milhões de leitores nos últimos quatro anos. Isso não é nada bom: já somos um povo que lê pouco e os números indicam que esse hábito está diminuindo. Atualmente, apenas 52% da população brasileira têm o costume de ler. Estou preparando um painel para destacar a importância dos livros, das obras da literatura brasileira. Quero sua ajuda para saber quais livros devo destacar. Comente aqui: qual seu livro brasileiro favorito? Qual obra mais marcou sua infância? Vamos fazer esse mural juntos?”, escreveu o artista no Instagram.
Kobra recebeu cerca 4.000 mil sugestões de títulos nacionais. Os 150 livros mais indicados foram colocados no mural.
Sobre o mural
O muralista brasileiro Eduardo Kobra, 45 anos, finalizou na sexta-feira (22), um grande mural, em uma empena (sic) do Colégio Ser! (à Rua Doutor José Aleixo Irmão, 301, no Alto da Boa Vista, em Sorocaba).
Com 22 metros de altura por 11 de largura, o mural, que pode ser visto também, inteiro, por quem está fora da escola, mostra um menino subindo uma estante em uma biblioteca à procura de um livro. Para o mural, Kobra, que pintou acompanhado por dois artistas de sua equipe, Agnaldo Brito e Marcos Rafael, utilizou 350 latas de spray e 20 galões de esmalte.
O processo foi realizado em 20 dias, com muitas dificuldades devido às chuvas intensas durante o período. Esse mural é o primeiro de Kobra em 2021.
Disponível em: https://agendasorocaba.com.br/listas-novidades/eduardo-kobra-destaca-a-importancia-dos-livros-em-mural-na-cidade-de-sorocaba/. Acesso em: 2 fev. 2021.
Nota do Editor: matéria extraída de Mundo Bibliotecário – 02/02/2021
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

