‘Urrou’ é inspirado no culto ao Boi Ápis e no Bumba Meu Boi. Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc estreia dia 10 de fevereiro no YouTube e conta com cursos gratuitos
De 10 de fevereiro a 10 de março acontece no YouTube a apresentação do espetáculo “Urrou”, um solo de Dança Contemporânea premiado em todo o país e protagonizado pela experiente Mônica Alvarenga.
Corporificando o arquétipo da figura mitológica e totêmica do Boi, “Urrou” é um manifesto ritualístico poético e político que metaforiza o reencontro com o corpo, cultura e ancestralidade. Mônica personifica o Boi representando os conflitos que surgem do solitário papel de nossa raça. O público vê, refletido no espelho da tragicomédia, um personagem que luta.
“Urrou” mergulha numa dramaturgia corporal híbrida produzida na sala de ensaio a partir de estudos dos Fatores de Movimento desenvolvidos por Rudolf Von Laban. Pesquisas cênicas com múltiplos estímulos físicos oriundos das danças Bumba Meu Boi, Terecô, Butoh e Dervixes também fazem parte da concepção do espetáculo.
Com mais de 20 prêmios em festivais de todo o país e apresentações em Córdoba, Argentina, “Urrou” vai além do espetáculo e oferece ao público gratuitamente oficinas e encontros que visam o compartilhamento de conhecimentos de técnicas contemporâneas de dança, circulação de um espetáculo, formação de plateias e conexões com mestres da cultura popular brasileira. Todo o projeto acontecerá virtualmente com links que serão disponibilizados em plataformas como Instagram, Facebook e YouTube. As inscrições para os encontros já estão abertas.
Atividades gratuitas:
*Residência Bumba Meu Ápis: Mônica Alvarenga
Dias: 15, 17, 22 e 24 de fevereiro das 18h às 21h
Público: Maiores de 12 anos
*Oficina de confecção de Boi e Burrinha: Ederson Cleiton
Dias: 13 e 20 de fevereiro das 09h às 13h
Público: Maiores de 16 anos
*Oficina Bumba Meu Boi: Cláudia Regina Avelar
Dias: 11, 18, 25 de fevereiro e 04 de março das 19h às 21h
Público: Maiores de 12 anos
Serviços:
Urrou
De 10 de fevereiro a 10 de março de 2021
Horário da estreia: 20h00
Canal YouTube: shorturl.at/axP56
Inscrições para os cursos: https://linktr.ee/Urrou
Direção: Ederson Cleiton
Criação coreográfica e Intérprete: Mônica Alvarenga
Iluminação: Ederson Cleiton
Trilha sonora: Mônica Alvarenga e Escola Satori de Música
Cenário: Ederson Cleiton
Maquiagem: Mônica Alvarenga
Figurino: Tainara Dutra
Operador de som e luz: Ederson Cleiton
Técnico: Ederson Cleiton
Produção: Mônica Alvarenga
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024