A obra provoca reflexões sobre os lugares de memória da região central de Sorocaba e como tais espaços dialogam com as pessoas, resultando em processos educativos
Publicado pela A.R. Publisher Editora em 2018, a obra ‘Tá Vendo Aquele Edifício, Moço?: Lugares de Memória, Produção da Invisibilidade e Processos Educativos na Cidade de Sorocaba“, foi resultado da pesquisa de mestrado acadêmico do historiador e pesquisador Carlos Carvalho Cavalheiro e tem como pano de fundo um dos versos da música ‘Cidadão’, composição de Lúcio Barbosa, e que foi sucesso na voz de vários cantores, dentre eles, Zé Ramalho e Zé Geraldo.
A obra provoca reflexões sobre os lugares de memória da região central de Sorocaba e como tais espaços dialogam com as pessoas, resultando em processos educativos.
A pesquisa qualitativa procura entender como se dá a produção de lugares de memória, de acordo com o conceito desenvolvido pelo historiador Pierre Nora (1993), restringindo-se à análise de espaços públicos do centro histórico de Sorocaba, cidade do interior paulista. Compreender a produção desses lugares de memória é, também, entender como ocorre o contraponto, ou seja, a produção das invisibilidades ou os lugares amnésicos. Disso decorre que a relação entre as pessoas e esses lugares de memória, enquanto espaços públicos produzem processos educativos que podem interferir na qualidade da formação do sujeito histórico e de sua cidadania. A pesquisa procura, ainda, evidenciar os movimentos de resistência contra-hegemônicos.
Segundo Cavalheiro, “os monumentos, as evocações do passado, a memória que se preserva – e aquela que se faz questão de esquecer – possuem um caráter ideológico e também educativo. As imagens e símbolos que emergem desses lugares têm uma intencionalidade que é a de formar o cidadão idealizado dentro de uma visão de mundo”.
A obra, agora, foi disponibilizada pelo autor. Clique aqui para acessar: DOWNLOAD
- O admirável mundo de João de Camargo - 2 de maio de 2024
- No palco feminista - 26 de dezembro de 2023
- Um país sem cultura é um corpo sem alma - 9 de agosto de 2023
Natural de São Paulo (SP, atualmente reside em Sorocaba. É professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz (SP). Licenciado em História e em Pedagogia, Bacharel em Teologia e Mestre em Educação (UFSCar, campus Sorocaba). Historiador, escritor, poeta, documentarista e pesquisador de cultura popular paulista. Autor de mais de duas dezenas de livros, dentre os quais se destacam: ‘Folclore em Sorocaba’, ‘Salvadora!’, ‘Scenas da Escravidão, ‘Memória Operária’, ‘André no Céu’, ‘Entre o Sereno e os Teares’ e ‘Vadios e Imorais’. Em fevereiro de 2019, recebeu as seguintes honrarias: Título de Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça e Medalha Notório Saber Cultural, outorgados pela FEBACLA – Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e o Título Defensor Perpétuo do Patrimônio e da Memória de Sorocaba, outorgado pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. É idealizador e organizador da FLAUS – Feira do Livro dos Autores Sorocabanos