outubro 05, 2024
Línguas e linguagens
Meta – Linguagem
Desalento
Averso
Uma linha férrea, um córrego, muita nostalgia
Márcio Castilho lança De Todos os Tons
No Jornal ROL, a alma fluminense de Augusto Damas!
Últimas Notícias
Línguas e linguagens Meta – Linguagem Desalento Averso Uma linha férrea, um córrego, muita nostalgia Márcio Castilho lança De Todos os Tons No Jornal ROL, a alma fluminense de Augusto Damas!

Vídeos de portofelicenses serão exibidos no final de fevereiro no Cinefest

“Fractus” será exibido no dia 24 e “Meu Sorriso Negro” no dia 26. 

 

Os vídeos “Meu Sorriso Negro”, de Carlos Carvalho Cavalheiro e “Fractus” de Cleber Avancine serão exibidos no final de fevereiro na 10ª edição do Cinefest Votorantim. Ambos os vídeos concorrem na Mostra Regional Cachoeira IV, de vídeos produzidos na região.

O Cinefest Votorantim é um dos mais conceituados festivais de cinema do interior paulista e já teve 10 edições. O festival ocorre do dia 15 ao dia 27 de fevereiro, com atrações que vão desde palestras e oficinas à exibição dos vídeos selecionados para as mostras competitivas.
Os selecionados de todas as regiões do Brasil irão concorrer aos prêmios de Melhor Filme Nacional, Melhor Filme Regional, Melhor Filme Ambiental, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Montagem e Melhor Trilha Original. O público também poderá participar da escolha, selecionando o prêmio júri popular.
Trabalhar na integração entre cineastas, estudantes e amantes da sétima arte; na difusão do cinema nacional e na evolução da cultura cinematográfica do interior, são as metas do festival, que inicia os trabalhos para trazer também outras atividades com palestras, oficinas, shows e mostras paralelas especiais.
O vídeo “Fractus”, de Cleber Avancine está também concorrendo à Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista. O vídeo do professor Carlos Carvalho Cavalheiro foi finalizado este ano e, por isso, não participou de nenhuma competição ainda, afora o Cinefest. “Meu sorriso negro” traz depoimentos de artistas negros de Sorocaba e foi lançado no dia 4 de dezembro, juntamente com o livro “Tradições negras sorocabanas e memória”, também de autoria do professor.
Apesar de residir em Sorocaba, o professor Carlos tem estreita ligação com a cidade, exercendo a sua função de professor de História na rede pública municipal, sendo colunista da TRIBUNA e cidadão porto-felicense, desde 2013, por título outorgado pela Câmara Municipal, por propositura do vereador Claudio dos Santos “Marola”. Recentemente lançou o livro “O Negro em Porto Feliz”, que traz artigos sobre a história e a cultura dos afrodescendentes da cidade.

Este ano foram selecionados para o Cinefest 82 curtas, sendo 33 filmes da Mostra Competitiva Regional – Cachoeira, 34 da Mostra Competitiva Nacional – Pindorama, 08 da Mostra Competitiva Ambiental – Raízes e 07 da Mostra Paralela. Todas as sessões são gratuitas.

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo