Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – Sede Baixada do Maciambu – Palhoça
Palhoça é um município privilegiado por suas belezas naturais. Recebe grande quantidade de turistas que, em sua maioria, tornam-se amantes desse tesouro verde. Quase 70% da superfície territorial do município é composta pela Mata Atlântica, protegida pelo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, cujo nome origina-se de um dos cumes em formato tabular.
Teve origem pelo Decreto n° 1.260/75, possui área de 84.130 hectares, correspondente a 1% da área total do Estado SC. Tem como principal objetivo proteger a rica biodiversidade, as águas das superficiais e subterrâneas, haja vista que abriga um dos mais importantes complexos de águas termais do mundo. Seus mananciais são responsáveis pelo abastecimento das cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado. Fonte: Plano de Manejo –IMA.
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro está presente em nove municípios, entre eles: Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Garopaba e Paulo Lopes. Engloba também as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade, do Coral, Fortaleza/Araçatuba, Papagaio, as Três Irmãs, Moleques do Sul e a ponta sul da Ilha de Santa Catarina.
Cinco serras encontram-se dentro dos limites do Parque, tendo o ponto culminante o Morro do Cambirela, com seus 1043m de altura. Do topo é possível avistar a exuberante paisagem do litoral e as cidades localizadas no entorno, compondo um dos cartões postais de Palhoça. Nesse ecossistema rico e diversificado, encontram-se banhados, lagoas, restingas e manguezais, compreendendo as praias da Pinheira, Sonho, Papagaio, Guarda do Embaú, e as comunidades de Morretes, Passagem do Maciambu, Sertão do Campo, Três Barras e Albardão.
A paisagem e a biodiversidade da Mata Atlântica são reconhecidas pela UNESCO como Zona de Núcleo da Reserva da Biosfera. No Brasil, é a segunda maior floresta em extensão, constituída de planaltos e serras. As características do solo, relevo e vegetação atuam como um importante regulador climático. A sede do Parque da Serra do Tabuleiro está localizada na Baixada do Maciambu, a 35km do centro de Palhoça e a 50km de Florianópolis. Administrado pela FATMA (Fund.Meio Ambiente), recebe milhares de visitantes por ano. No percurso da trilha interpretativa da restinga observa-se animais da região e exuberante vegetação nativa. O horário de funcionamento do Centro de Visitantes é das 9:00h/16:00h/quarta/domingo.
Fontes:
http://www.fatma.gov.br
http://sol.sc.gov.br/
http://www.ima.sc.gov.br/index.php/ecosistemas/unidades-de-conservacao/parque-estadual-da-serra-do-tabuleiro
Neusa Bernado Coelho
farmaciadobetinho@yahoo.com.br
- Palhoça inaugura o Centro Cultural Laudelino Weiss - 23 de abril de 2023
- Neusa Bernado Coelho: 'Paralelo cultural' - 6 de agosto de 2022
- Neusa Bernado Coelho: 'Nação Guarani – Mbya' - 11 de junho de 2022
Natural de Palhoça/ SC, Neusa Bernado Coelho é farmacêutica, poetisa e historiadora. Atua no Conselho dos Direitos da Mulher e na ONG Pastoral da Criança. Procuradora dos Idosos e tesoureira na Ação Social Paroquial Senhor Bom Jesus de Nazaré. Publicou em 2016 dois livros de Poesias: ‘Além da Imaginação – Família e Amigos’ e ‘Palhoça e Natureza’; em 2019 ‘Tributo a Zilda Arns’ e Organizadora do Livro Infantil ‘A Fadinha Maricela’ das netas Elisa e Sofia, escritoras mirins. Coautora de aproximadamente 60 Antologias. Membra de várias academias nacionais e internacionais: ALBSC de Águas Mornas; Secretária na ALP- Academia de Letras de Palhoça; membra da AJEB (Ass. de jornalistas e escritoras Brasil/SC); Literarte; Luminescense; Cultive Art Littérature Solidarité; N.A.L.A.P; FEBACLA, com o título nobiliárquico de Marquesa; Embaixadora Imortal da Paz pela OMDDH; cofundadora da ABARS. Colunista na Revista Mágico de Oz, Cultive e no Portal on-line cidade de Palhoça: https://portalpalhoca.com.br/coluna/historia-em-foco-com-neusa-coelho/hercilio-pedro-da-luz.