Faltando poucos dias para a Festa do Padroeiro de Manhuaçu, São Lourenço, a estátua localizada na Praça Cordovil Pinto Coelho foi restaurada para a celebração da data, 10 de agosto
MANHUAÇU (MG) – Faltando poucos dias para a Festa do Padroeiro de Manhuaçu, São Lourenço, a estátua localizada na Praça Cordovil Pinto Coelho foi restaurada para a celebração da data, 10 de agosto.
O trabalho de recuperação foi conduzido sob responsabilidade do artista plástico Fabrício Santos. Ele já atua como restaurador de pinturas sacras de igrejas da região e também de imagens, com o auxílio da equipe formada pela esposa a artista plástica Marilza Santos e os filhos Henrique Fabry e Laura Luisa Teixeira Santos.
O trabalho da restauração consistiu na limpeza da imagem que foi reinaugurada em 10 de agosto de 2005 e uma nova pintura utilizando tinta esmalte acrílica que é bem resistente às intempéries do tempo, como chuvas e sol.
Fabrício conta que pretende, como devoto de São Lourenço, fazer uma manutenção anual da imagem através da salvaguarda, limpeza e revitalização da pintura do padroeiro da cidade. “É um trabalho de fé, devoção e doação. Meus dois filhos foram batizados no dia de São Lourenço”, relembra.
Atualmente Fabrício Santos está como presidente do Conselho do Patrimônio Cultural de Manhuaçu e Diretor Municipal do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo.
Matéria extraída do Portal Caparaó, assinada por Carlos Henrique Cruz – carlos@portalcaparao.com.br, em 03/08/2021 – Atualizado em 03/08/2021 17h43
Matéria enviada pelo Correspondente Cultural Comendador Fabrício Santos, da cidade de Manhuaçu/MG
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024