julho 07, 2024
Não posso
Preso ao vazio
Eu sou
Inspiração
A Finitude das Coisas
Corro atrás do tempo
Padre Sérgio
Últimas Notícias
Não posso Preso ao vazio Eu sou Inspiração A Finitude das Coisas Corro atrás do tempo Padre Sérgio

Mais um artigo da leitora Sônyah Moreira

Print Friendly, PDF & Email

Sônyah Moreira – A decadência do capitalismo

A história nos mostra, que todo sistema, ou forma de governo, tem o seu ápice e seu declínio. Temos vários exemplos de impérios poderosos que chegaram ao fim, será alguma maldição?

Toda história épica, sempre tem referência a mil anos de plenitude e mil anos de tribulações, catástrofes e todas as dificuldades existentes, acredito que é o que está acontecendo com esse forma de governo “O capitalismo”. Hoje a desigualdade social está crescente, não vamos nos limitar apenas aqui em nosso país, mais no mundo inteiro, podemos dizer em falência de todos os sentidos, a riqueza mundial está concentrada em uma parcela ínfima da sociedade, por mais que as pessoas lutem, não conseguirão adquirir melhores condições socioeconômicas é impossível, com esse formato que aí está. As consequências, desse sistema ditador chamado “Capitalismo” são gritantes, o que adianta para cada um de nós ter conforto, segurança, condições de uma sobrevivência digna, se a maioria a sua volta não ter o mínimo necessário em educação em segurança e empregos para simplesmente viver.

Precisamos rapidamente de uma varinha de condão, uma mágica, ou reinventar, criar uma política social compatível com os dias atuais, é eminente o caos que está a nossa porta, e o que poderá acontecer caso não haja uma renovação de valores, compromisso individual e coletivo, é inimaginável, será mesmo o apocalipse descritos em textos bíblicos.

Com isso, chegamos a conclusão que é o momento de rever tudo de uma perspectiva diferente, de analisar atitudes, de votar melhor, consciente, de olhar a sua volta, de tirar os olhos do próprio umbigo, e ver que não fomos feitos para viver sozinhos, somos seres gregários, para viver no coletivo, em matilhas, grupos, e se nosso vizinho não estiver bem, nós também não estaremos, não podemos viver sozinho, não tem como, necessitamos de outro para praticamente tudo na vida, não sabemos fazer tudo. Com isso porque não pensar em formas de viver todos bem? Veja, não estou dizendo em “Comunismo socialismo”, que também está falido, temos exemplos pelo mundo.

A sociedade anseia por mudanças profundas, estamos pedindo socorro a todos os governantes, para que parem e pensem, o que poderá ser feito nesse sentido, voltem as raízes, a idade das cavernas, quando a caça era dividida em partes iguais para saciar a mais simples das necessidades de um ser vivo. A fome! Será que estou sonhando muito em relatar isso? Será que um dia, nossos filhos ou netos poderão ter a possibilidade de evidenciar isso? Quem sabe?

Sônyah Moreira

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo