
Orlando Rafael é colunista do Jornal ROL desde 10 de dezembro de 2021, inaugurando sua entrada com o texto ‘Chuviscos à Cacuaco: A Pandemia’, uma crônica que foi objeto de análise na Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB), em Angola

A internacionalização do Jornal ROL é um fato que a cada dia se observa com mais evidência.
Orlando Rafael é colunista do ROL desde 10 de dezembro de 2021, inaugurado sua entrada com o texto ‘Chuviscos à Cacuaco: A Pandemia’, uma crônica que foi objeto de análise na Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB), em Angola.
Através do Rol, nesta terça-feira, 14 de dezembro, o professor da cadeira de Estilística da Língua Portuguesa da Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB), José de Martins, partilhou, em sala de aula, junto dos seus estudantes do 4° ano do curso de Ensino da Língua Portuguesa da mesma Instituição, o texto de Orlando Rafael Ukuakukula, no qual exploraram a riqueza dos recursos estilísticos ali presentes e, mais especificamente, na maneira como o autor elabora o linguajar, atendendo a variedade do Português Angolano.
Uma das riquezas do intercâmbio literário entre o Brasil e o exterior, em especial com Angola, é, justamente, a possibilidade de os leitores do ROL conhecerem a cultura, os costumes, o linguajar peculiar de outros países.
Conforme se observa da apresentação oficial de Orlando Rafael, ao final do texto ele cuidou de inserir o glossário, ou seja, anotações, antes interlineares ( glosas ), sobre o sentido de palavras antigas ou obscuras encontradas nos textos.
A apresentação de Orlando Rafael, com o texto que foi objeto de estudo em sala de aula, pode ser acessado pelo linque abaixo:
http://www.jornalrol.com.br/no-quadro-de-colunistas-do-rol-o-angolano-orlando-rafael-ukuakukula/
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

