Aos 77 anos de idade, o poeta Gonçalves Viana mostra-se um jovem enamorado pela vida!
Um justo reconhecimento
Diante de uma semeadura longa e laboriosa na seara da literatura, e por indicação do professor, escritor, poeta e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, recentemente o poeta Aparecido Gonçalves Viana, ou Gonçalves Viana, como é mais conhecido no meio literário, teve um reconhecimento advindo da mais alta entidade representante de acadêmicos em âmbito nacional, a FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, sob a presidência de S.A.R.I Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho: a COMENDA DO MÉRITO HISTÓRICO D. JOÃO VI, bem como o PRÊMIO DESTAQUE DO ANO 2021!
A Comenda do Mérito Histórico D. João VI foi outorgada em reconhecimento dos atos meritórios, culturais, cívicos e sociais, concorrendo para a integração e engrandecimento da Cultura Nacional. E o Prêmio Destaque do Ano 2021, em reconhecimento de consagração pública, pela excelência e qualidade de atuação com destaque e credibilidade no cenário nacional.

O poeta
Natural de Itatinga (SP), Gonçalves Viana reside em Sorocaba desde os dois anos de idade.
Profissionalmente, é Projetista Mecânico aposentado.
Na área cultural, é ex-presidente da Associação Cultural Coesão Poética de Sorocaba, da qual foi um dos fundadores, e, também, do grupo cultural Sorocult. Participou, ainda, do Instituto Literário Paulo Tortello – Poesia em Debate .
Escreveu crônicas para o jornal-revista Provocare.
É autor dos livros de poesias: ‘Vertentes’ (2006), ‘Quase cai… – Haikais’ (2007), ‘Estilhaços’ (2008), ‘Fluxos e refluxos'(2010), ‘Por uma deusa’ (2016) e ‘Meus versos’ (2017) e ‘Quadras Quadradas Quadrinhas’ (2019).
É autor de aproximadamente 700 poemas.
Tem participação, também, em várias Coletâneas poéticas.
Amante da literatura, Viana tem uma biblioteca com aproximadamente 5 mil livros. E, como não poderia deixar de ser, sua alma poética se irradiou também na música, tornando-se um colecionador de centenas de discos de vinil.
Colunista do ROL, suas publicações, além de poemas e contos, versam sobre MPB.
Por meio de suas crônicas, desfilam grandes poetas, cantores e compositores, dentre outros, Vinícius de Moraes, Gilka Machado, Raul Seixas, Angela Maria, Noel Rosa, Cartola, Herivelto Martins e Lupicínio Rodrigues.
Aos 77 anos de idade, o poeta Gonçalves Viana mostra-se um jovem enamorado pela vida!
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

